O passeio ainda teve como intuito comemorar o Dia Nacional da luta da pessoa com deficiência
Da redação
Alegria e muita descontração, isso foi o que se viu em cada olhar, em cada gesto, em cada sorriso de quem participou do I Passeio de Inclusão das Pessoas com Deficiências, que aconteceu na manhã de ontem no Parque da Cultura. O evento que foi uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos teve como objetivo promover a inclusão social das pessoas com algum tipo de deficiência.
O passeio ainda teve como intuito comemorar o Dia Nacional da luta da pessoa com deficiência, que é lembrado anualmente no dia 21 de setembro, e também ao Dia do Deficiente Físico, que será amanhã, dia 10 de outubro.
Os participantes do encontro tiveram uma ampla programação que contou com alongamentos, zumba e gincanas, todas essas atividades desenvolvidas pelos alunos do curso de Educação Física da Unifev. Já os alunos de Pedagogia, promoveram a apresentação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), além de distribuição de algumas guloseimas como cachorro-quente, refrigerante e sorvete.
Além das atividades desenvolvidas pelos alunos do Centro Universitário de Votuporanga, destaque também aos passeios de Tuk-Tuk, que, mesmo muito disputados, fizeram a alegria da garotada e dos adultos que puderam experimentar a sensação de voltar a ser criança.
Durante o evento o secretário de Direitos Humanos, Flavio Liévana, destacou que essa é uma iniciativa tem como objetivo “cada vez mais ver as pessoas se aproximando, isso muito importante, um verdadeiro processo de formiguinha, de inclusão, e aos poucos nós vamos acertando em outros passeios a serem realizados”, afirmou.
Flavio conta ainda que a expectativa agora é de aumentar o número de participantes a cada edição do evento a ser realizado no município. “Eu acredito que daqui pra frente nós vamos ter até uma maior participação das pessoas”, disse o secretário.
O I Passeio foi promovido pela Secretaria e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e os parceiros Unifev, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Instituto do Deficiente Audiovisual (IDAV) e Recanto Tia Marlene (AFUPACE - Associação Fraterna da União dos Pais e Amigos das Crianças Especiais), além de patrocinadores como Básica Alimentação e Rosa Mística. (Colaborou Rivaldo Silva)