A Saev Ambiental realizou na manhã de ontem (11) a visita às obras do poço profundo do Sistema Sudeste
Da Redação
A Saev Ambiental realizou na manhã de ontem (11) a visita às obras do poço profundo do Sistema Sudeste, localizado no bairro Comerciários, que contou com a presença do superintendente da autarquia, Oscar Guarizo, do prefeito, Junior Marão, acompanhado do seu vice Waldecy Bortoloti. Também fizeram parte do grupo o diretor de meio ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo, o engenheiro, Aldo Takao Okoti, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini. As obras que estão em ritmo acelerado têm previsão de término para dezembro.
No local das obras estão sendo construídos um reservatório elevado com altura de 30 metros, com capacidade para armazenar 300m² de água, e um reservatório semienterrado com diâmetro de 26.600 metros e uma profundidade de 5 metros, com a capacidade de armazenamento de 2 milhões de litros. Além disso, o poço profundo atingiu a profundidade de 1.454 metros e, segundo o engenheiro da Saev Ambiental, Aldo Takao Okoti, tem capacidade de produzir 450 m³ de água por hora.
O superintendente da autarquia, Oscar Guarizo, destacou que é recompensador ver o estágio em que as obras se encontram, graças ao trabalho que esta sendo realizado durante 24h. “É um prazer muito grande ver a obra no estágio em que está, porque a gente que vem aqui constantemente vê que as obras estão em um ritmo acelerado”, contou.
Guarizo ainda conta que a expectativa é de que as obras sejam finalizadas em dezembro. “Nós estamos trabalhando em todo vapor para que possamos entregar na primeira quinzena de dezembro, ou seja, um presente de natal pra população de Votuporanga”, disse.
Já o prefeito Junior Marão falou sobre a importância do poço profundo do Sistema Sudeste e se disse confiante em ainda fazer o processo licitatório para que o poço da região Oeste também tenha suas obras iniciadas. “Nós já estamos estudando para também fazer o processo licitatório para fazer esse mesmo sistema na região Oeste, em que o poço já foi perfurado e agora falta a questão de todas as obras, iguais as que estão sendo feitas aqui”, afirmou.
Marão conta ainda que o objetivo dessas obras é “para que efetivamente se tenha um sistema pronto para preparar o município com o intuito de garantir que não falte água, pelo menos, nos próximos 30 anos”.
O poço profundo da região Sudeste também será interligado aos demais poços da cidade. Essa interligação permite que caso algum poço precise receber algum tipo de manutenção não precise interromper o abastecimento, sendo possível receber água de outra região. (Colaborou Rivaldo Silva)