Proposta pretende reaproveitar alimentos e distribuir para pessoas ou famílias em estado de necessidade nutricional
Da redação
Para estimular a doação e evitar o desperdício de alimentos, o vereador Mehde Meidão Slaiman Kanso apresentou o projeto de lei “Programa de Reaproveitamento de Alimentos não Consumidos” no município, que se aprovado passará a arrecadar alimentos junto a indústrias, cozinhas industriais, restaurantes, mercados, feiras-livres, sacolões e assemelhados, industrializados ou não, preparados ou não, que, por qualquer razão, tenham perdido sua condição de comercialização.
A proposta diz que os produtos arrecadados serão distribuídos a pessoas ou famílias em estado de necessidade nutricional, mediante requerimento direto ou por meio de entidades devidamente cadastradas no programa. A proposta diz ainda que os alimentos devem manter suas propriedades nutricionais que garantam condições plenas e seguras para o consumo humano. Em sua justificativa, o vereador afirmou que o desperdício observado nos diversos setores de alimentos é o motivo da proposta.
“Muitas empresas, grandes, médias ou micro, muitas vezes não sabem o que fazer com produtos inaptos ao comércio, tais como os que, embora apresentem embalagem danificada, mantém seu conteúdo em condições impecáveis. A presente proposta pode não sanar o mal que assola muitos seres humanos, a falta de comida, entretanto, estamos certos de que contribuirá para encher muitos pratos vazios”, explicou.
O vereador ressalta ainda que o projeto será aplaudido por todos aqueles que tem conhecimento do desperdício que ocorre na sociedade. “Em países europeus estão sendo discutidas e aprovadas leis semelhantes, pois aqui como lá, não imaginam que alimentos passíveis de consumo continuem sendo amplamente desperdiçados, enquanto ainda temos milhares de cidadãos que não possuem condições de adquirir o mínimo necessário a sua subsistência”, concluiu.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)