De acordo com ele, a Secretaria precisa de uma atenção especial e não é valorizada como deveria ser, sendo assim, o seu trabalho não surtiria efeito
Aline Ruiz
O vereador Emerson Pereira (SD) vai para a sua terceira legislatura em 2017, já que foi reeleito com 2.402 votos nas eleições deste ano. Em 2013, o parlamentar foi convidado pelo prefeito Junior Marão para ocupar o cargo de secretário de Direitos Humanos, onde permaneceu por três anos. Em entrevista para a Rádio Cidade, Emerson Pereira descartou voltar para a pasta caso seja convidado no ano que vem pelo prefeito eleito João Dado. De acordo com ele, a Secretaria precisa de uma atenção especial e não é valorizada como deveria ser, sendo assim, o seu trabalho não surtiria efeito.
O vereador Emerson Pereira ressaltou que quando a Secretaria de Direitos Humanos foi criada, em 2013, o trabalho realizado de início foi muito significativo para a população. “Nós demos um início muito forte quando foi criada a Secretaria. Lá nós fizemos muitas ações voltadas para a rede de garantia de direitos, trabalhamos muito em cima de políticas públicas, demos voz aos moradores de Votuporanga dentro daquela pasta, o que foi de extrema importância para a população menos favorecida”, comentou.
Atualmente, segundo Emerson Pereira, a redução de gastos fez com que a Secretaria de Direitos Humanos se tornasse enxuta. “Hoje, dentro da Secretaria de Direitos Humanos, como ela está, ficaria difícil realizar um trabalho com ênfase na rede de garantias de direitos. A Secretaria deveria ter mais suporte, ela precisa ser olhada de uma maneira especial pelo futuro prefeito, porque se ela continuar como está eu não volto. Prefiro ficar na Câmara trabalhando e lutando pela população”, disse.
Emerson não quer se precipitar e disse que ainda que não conversou sobre o assunto com o prefeito eleito João Dado. “Acredito que há negociações com o Dado de fazer uma reestruturação nas Secretarias e no seu governo, não conversamos direito ainda para decidir qual será o nosso rumo sobre ir ou não para a Secretaria. Mas acredito que o Dado vai nos procurar nesses próximos dias para conversar, o que for de interesse para a nossa população nós iremos fazer”, comentou.
CSU
O CSU (Centro Social Urbano) é um assunto bastante comentado pelo vereador Emerson Pereira. Ele sempre defendeu e foi a favor do local abrir aos fins de semana para receber a população, que carece de áreas de lazer na cidade. Em 2016, após cinco anos sem funcionar, as piscinas do local foram reativadas, porém, voltaram a ficar inativas devido à falta de segurança. Sobre o assunto, Emerson Pereira acusa o secretário de Esporte e Lazer, José Ricardo Rodrigues da Cunha, o Mineiro, de não ter pulso firme.
“Acredito que não teve interesse por parte do secretário, nós temos ali um local muito importante e que não tem o seu devido valor. Não adianta encher as piscinas e não colocar segurança no local. É uma pena o CSU estar nas condições que está. Fiquei muito feliz que as piscinas voltaram a funcionar depois de cinco anos, mas eu percebi que o secretário não teve interesse que a situação continuasse, porque faltou a contratação de segurança”, concluiu Emerson Pereira.