Foram doados 334 exemplares como estímulo à leitura dos alunos em projeto de responsabilidade social, que visa atualizar o acervo das bibliotecas e salas de leituras locais
O hábito da leitura deve começar cedo. A cada página que se abre, um novo horizonte de conhecimentos se descortina para jovens alunos de escolas municipais. Para incentivar a formação intelectual de estudantes, a Escola Nacional de Seguros está doando 334 livros aos Centros de Educação Municipal Professor Geyner Rodrigues, Professora Maria Martins Lourenço e Professora Neyde Tonanni Marão, em Votuporanga (SP). A iniciativa vai beneficiar 666 alunos através do Programa Asas para Voar, em solenidade que terá lugar próxima sexta-feira (25), nas três unidades municipais.
A média de livros lidos por ano no Brasil é uma das mais baixas do mundo. Esse é um retrato da falta de estímulo para leitura no país, principalmente entre crianças e adolescentes, que se reflete na qualidade da educação do país. O programa de responsabilidade social da Escola tem por objetivo despertar o hábito da leitura nessa faixa etária.
Desde 2007, o Programa Asas para Voar foi responsável pela doação de 5.437 livros, beneficiando cerca de 14 mil alunos em 23 escolas de todo o Brasil. Com base no acervo doado, os alunos das instituições beneficiadas desenvolvem atividades de releitura das obras. No acervo doado, há também exemplares em braile, fonte ampliada e áudio-livro, pois uma das escolas possui alunos inclusivos com deficiência visual. O projeto realizou a atualização de acervo das bibliotecas e salas de leitura que já existiam nas unidades.
Segundo a responsável do Asas para Voar, Laura Tamancoldi, os alunos têm incentivada sua criatividade e o desenvolvimento do senso crítico com a disseminação da cultura da leitura. “A prova disso é que há relatos de crianças introspectivas que, por meio de redações – uma das atividades previstas na fase final do programa – manifestaram-se contra desigualdades da nossa sociedade”, explica.
A ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS
Com 45 anos de atuação, a instituição realizou mais de 470 mil atendimentos – a pessoas interessadas em cursos, eventos, formação superior e outros serviços – e concedeu mais de 130 mil certificados para corretores. Com sede no Rio de Janeiro e unidades em mais 12 cidades, a Escola Nacional de Seguros também tem atuação presencial em outras 86 localidades por meio de parcerias e chega a qualquer parte do território nacional via Escola Virtual, promovendo, ao todo, mais de 50 mil atendimentos por ano.