Na noite de ontem (21), o prefeito Junior Marão entronizou a foto do patrono João Cornachione “Oscarito” na Escola Municipal de Artes
Durante evento de ontem, João Dado anunciou que permanecerá com a secretária Silvia (A Cidade/Aline Ruiz)
Aline Ruiz
Na noite de ontem (21), o prefeito Junior Marão entronizou a foto do patrono João Cornachione “Oscarito” na Escola Municipal de Artes. A homenagem foi aprovada em setembro pela Câmara Municipal e é de autoria do vereador Silvio Carvalho. Durante o evento, o prefeito eleito João Dado anunciou que permanecerá com a Secretaria de Cultura em sua gestão e que a atual secretária Silvia Stipp continuará ocupando o cargo pelos próximos quatro anos.
O filho do homenageado, o radialista Rogério de Assis, foi o primeiro a discursar durante o evento. “É um orgulho muito grande para toda a família ver o nome do meu pai em uma obra como essa. Tenho certeza que esta escola seria um local que ele aprovaria. Obrigado a todos que estão aqui presentes e obrigado ao vereador Silvio por essa homenagem tão importante”, disse.
O prefeito eleito João Dado também fez o uso da palavra e aproveitou para anunciar que Secretaria de Cultura permanecerá em sua gestão. “Agora eu posso dizer para o Juninho que a Silvia Stipp é a nossa secretária, ela vai continuar com a gente nos próximos quatro anos”, brincou Dado, ressaltando a importância da homenagem realizada na noite de ontem. “Oscarito era um artista, ter seu nome eternizado aqui, numa casa das artes da cidade, é essencial”.
A secretária de Cultura, Silvia Stipp, foi breve em seu pronunciamento e agradeceu a confiança de Dado. “O momento é realmente muito importante, obrigada ao Dado e parabéns aos familiares do homenageado. A Escola Municipal de Artes é um local essencial para o município e nada mais justo que receber o nome de alguém que também foi muito importante culturalmente para a cidade”, disse.
O chefe do Executivo, Junior Marão, enalteceu o homenageado e agradeceu ao Dado pela escolha de permanecer com Silvia Stipp como secretária. “Nesses três anos Votuporanga cresceu muito culturalmente, não tenho duvidas que a cidade vai conseguir conquistar muito mais nesses quatro anos com o trabalho maravilhoso da Silvia”, revelou. Sobre a homenagem, o prefeito ressaltou a importância de Oscarito para os artistas iniciantes. “Ele sempre ajudou muito. Aqui passam mais de 500 crianças e adolescentes que estão aprendendo, é justo ver o nome dele nessa obra tão importante para a nossa cidade”, finalizou.
O homenageado
Natural de Guapiaçu, no dia 20 de novembro de 1940, nasceu João Cornachione, mas sua semelhança com um comediante brasileiro, parceiro de Grande Otelo nas comédias e chanchadas da Atlântida, tornou-se desde então, o Oscarito. No final da década de 60, veio para Votuporanga, estreando nos microfones da extinta Rádio Piratininga.
Anos depois, ao lado dos profissionais Osvaldo Tridapali, o Compadre Vardão; Oliveira Prates e João Carlos Ferreira, participou da fundação da Rádio Jornal de Nhandeara. Pouco tempo depois, nos anos 80, retornou para Votuporanga, onde seria absoluto campeão de audiência por várias décadas, nos microfones da Rádio Clube, emissora de AM do Sistema Vanguarda de Comunicação, capitaneado pelo jornalista Nelson Camargo.
No rádio, granjeou milhares de fãs, tendo comandado programas memoráveis, que chegaram a ir ao ar nos três períodos: manhã, tarde e noite, sempre com energia, muita animação e enorme audiência. Manteve-se na carreira musical e artística, para alegria de amigos e da família até 1997, quando faleceu.