Da Redação
Votuporanga vem registrando diariamente mais casos de catapora. Desde o dia 8 de outubro, a cidade já confirmou mais de 150 casos da doença e enfrenta o 13º surto. Só neste ano, a cidade registrou 558 notificações positivas da varicela, doença típica desta época do ano, a primavera, em que as crianças são as mais afetadas.
A Secretaria Municipal de Saúde alertou que os surtos estão ocorrendo em centros de educação infantil e orientou a respeito da doença. “Devido ao alto grau de transmissibilidade, é importante que as pessoas acometidas pela varicela permaneçam em casa, de repouso, por pelo menos uma semana. Aos primeiros sintomas, deve-se procurar a UPA – 24 horas ou o mini-hospital ‘Fortunara Germano’, no Pozzobon, para que o médico possa orientar o tratamento e avaliar a gravidade da doença” explicou.
A pasta informou ainda que realiza o bloqueio vacinal em alunos de nove meses a cinco anos, acompanhados dos pais ou responsáveis, bem como a imunização dos próprios funcionários da unidade escolar. “Vale ressaltar que a vacina contra a varicela está disponível nos Consultórios Municipais de Votuporanga e integra o calendário de rotina para bebês de um ano e três meses a quatro anos (um ano e três meses)”, concluiu.
(Colaborou Gabriele Reginaldo)