Em mais de dois meses de campanha, apenas 5.659 animais foram vacinados em Votuporanga; a meta era vacinar 10 mil
Em Votuporanga, a campanha conseguiu vacinar um total de 5.014 cães e 645 gatos
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A Campanha Contra Raiva deste ano terminou na última sexta-feira e durou pouco mais de dois meses em Votuporanga. A ação conseguiu vacinar um total de 5.014 cães e 645 gatos, número maior se comparado ao balanço da última campanha realizada no município, em 2014, que atingiu 3.309 cães e 361 gatos. Porém, mesmo assim, o resultado deste ano não foi considerado positivo pela Secretaria Municipal de Saúde e sim bem abaixo do esperado, uma vez que a meta era vacinar um total de 10 mil animais.
A Campanha de Vacinação Contra a Raiva foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), e foi realizada em Votuporanga durante pouco mais de dois meses, entre os dias 26 de setembro e 9 de dezembro.
Neste período, postos volantes de vacinação foram montados em todas as regiões da cidade, além de percorrer a zona rural. Datas e horários diferenciados foram estabelecidos pela equipe para aumentar o número de animais imunizados, como a vacinação após às 18h e em alguns sábados do mês. “Apesar da série de estratégias adotadas, pouco mais de 50% da meta foi cumprida, índice abaixo do pretendido”, lamentou o responsável pelo Secez, Nilton Santiago.
De acordo com o veterinário da Secretaria de Saúde, Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior, há mais de 20 anos a Secretaria de Saúde realiza mensalmente o monitoramento para detecção da raiva. Neste período não houve registro de casos da doença em Votuporanga. Entretanto, ele alerta sobre a necessidade da vacinação. “É uma das principais maneiras de controlar a doença. A ação é tão é importante para o animal, quanto para a população, pois a raiva é uma doença que pode ser contraída pelo ser humano e é fatal”, explicou.
A raiva
A doença pode infectar qualquer mamífero por meio da saliva ou mordedura, sendo fatal em casos em que não é dada a assistência médica em tempo hábil. Quem entrar em contato com a saliva de animais desconhecidos ou suspeitos deve lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar assistência médica.
A Vigilância Ambiental fica localizada na Rua Santa Catarina n.º 3935 - Patrimônio Velho (próximo à Secretaria Municipal de Saúde) e atende pelo 0800-770-9786.