Moradores do Monte Verde estão reunidos desde ontem (10) para transformar um lote vago do bairro em uma praça comunitária
Flávio Pereira do Nascimento recebe a ajuda do seu neto Lucas Davi, de apenas dois anos
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
Moradores do Monte Verde estão reunidos desde ontem (10) para transformar um lote vago do bairro em uma praça comunitária. Pelas mãos dos próprios moradores e voluntários, o espaço está ganhando um novo campinho com alambrado, bicicletário, parquinho infantil, bancos com floreiras, mesas de piquenique, equipamentos para ginástica e pista de caminhada, além de paisagismo, com plantio de árvores e flores. A iniciativa faz parte do projeto Vivo a Praça e tem o apoio da Prefeitura Municipal.
Em conversa com o A Cidade, o líder do projeto Vivo a Praça, Oséias Filho, falou da importância da iniciativa para a população. “Já realizamos esse projeto em 15 cidades brasileiras e, a partir do momento em que o cidadão realiza melhorias com as próprias mãos, sem depender do poder público ou privado, passa a se apropriar do ambiente e cuidar dele, ciente de que também é seu. Isso que torna o projeto permanente e sustentável. A empresa Vivo contribui com os materiais mais caros e a população ajuda com o que pode como matéria, tinta e ferramentas”, revelou.
Dentre todos os moradores e voluntários, Flávio Pereira do Nascimento, de 46 anos, chamou a atenção, já que ele estava recebendo a ajuda do seu neto Lucas Davi, de apenas dois anos. “Ele já adorava vir aqui brincar no campinho, agora com todo esse investimento vai gostar ainda mais. Acho extremamente importante projetos assim, incentiva o trabalho conjunto e ainda traz benefícios para toda a população”, comentou.
Eliete Rodrigues também levou a família para ajudar na força-tarefa. “Eu estou fazendo o almoço para todos, temos que ajudar com o que podemos, minhas duas filhas também estão aqui, uma ajudando na pintura e a outra no plantio de árvores. Esse lote estava abandonado e não tinha nada de lazer para os moradores daqui, a iniciativa é muito bacana e vai ser muito bem aproveitado por todos”, falou.
Metodologia
A iniciativa da Vivo segue a metodologia Oasis, que convida a comunidade a reunir os seus talentos, descobrir um sonho coletivo e a colocar a mão na massa para transformá-lo em realidade. Todas as melhorias foram escolhidas pelos próprios moradores da região, que planejaram juntos a ação. Em Votuporanga, esta etapa do projeto aconteceu ao longo do mês de novembro. Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o site vivotransforma.com.br.