Com 31.104 votos, João Dado foi eleito prefeito; ele será empossado
amanhã em cerimônia na Câmara Municipal, às 9h
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Amanhã será um dia Eduardo Dado Leite de Carvalho. Às 9h, em cerimônia da Câmara Municipal, ele será oficialmente empossado como prefeito de Votuporanga. Renato Gaspar Martins (DEM) também tomará posse como vice-prefeito. Conforme o ex-deputado, há cerca de 150 itens de execução para os 100 primeiros dias de mandato.
Em sua primeira reunião com a maioria dos secretários, o futuro chefe do Executivo cobrou os diretores das pastas, estipulou metas para os primeiros 100 dias de governo e quer um início fantástico. Ele observou que são grandes os desafios e comentou sobre a decisão judicial que implica em algumas mudanças na administração, no entanto demonstrou muita confiança.
Para o início do governo, Dado disse que a população pode esperar mais acesso à saúde, apoio na educação e na assistência social. Ele quer que as pessoas também sejam mais ouvidas por meio da ouvidoria. “Queremos dar celeridade às respostas para a população”, falou. Também ocorrerão ações culturais, educativas e assistenciais nos bairros.
O prefeito eleito explicou que cada secretário levou para a reunião dez itens para execução, então são cerca de 150 ações. “A população pode esperar realizações importantes”, contou. Ele se mostrou muito otimista após a conversa com os secretários. “Ao compilar todo o material que tivemos aqui, eu acho que vai ser absolutamente fantástico. É assim que eu classificaria o que vai ser esse nosso governo”, falou.
Com 31.104 votos, o que representa 68,87% do total, Dado foi eleito. Ele ficou à frente de Osvaldo Carvalho (PMDB), com 13.312 (29,47%). Roberto Lamparina (PSOL) obteve 749 votos (1,66). A votação do ex-deputado foi considerada expressiva.
Dado, família e formação
A família de Dado é considerada pioneira e tradicional na cidade por ter tido papel fundamental no desenvolvimento do município. Ele é neto do primeiro prefeito eleito de Votuporanga, João Gonçalves Leite, e cresceu com sua grande família, formada por tios e primos, que moravam em casas vizinhas nas ruas São Paulo, Paraná e Bahia. Cursou o jardim de infância no primeiro grupo escolar da cidade e gostava de brincar no Horto Florestal.
É casado há 39 anos com Mônica Pesciotto, com quem teve os filhos João Eduardo e Carolina. Dado têm ainda três netos: Maria Eduarda, Eloah e Caeh. Formou-se em Engenharia Civil e Ciências Contábeis e atuou como Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo. Sua trajetória soma ainda 38 anos como servidor público.
Plano de governo
Saúde
A implantação de um hemocentro na cidade é um dos primeiros pontos do plano de governo na área da saúde.
Educação
Ele tem proposta para uma reivindicação constante da população: a abertura de creches nas férias.
Assistência Social
Na Assistência, consta que ele quer aumentar os repasses para as entidades. Dado ressalta que sem as entidades, o poder público não conseguiria cumprir com o seu dever constitucional que é dar assistência social ao povo.
Deputado federal
O prefeito eleito foi deputado federal por dez anos, no período de 2001 a 2002, 2007 a 2010 e 2011 a 2014. Entre as conquistas enquanto esteve em Brasília, ele destaca mais de R$ 70 milhões para Votuporanga. Atuou como um dos principais nomes pela aprovação da Lei da Ficha Limpa.
Dado lembra que conquistou grande destaque no Congresso, sendo reconhecido por diversas instituições. Em 2012, foi aclamado pela revista Veja como o 5º parlamentar mais atuante do Brasil e o 1º mais atuante do Estado de São Paulo. No mesmo ano, por meio do Prêmio Congresso em Foco, foi eleito como um dos melhores parlamentares do país pelo trabalho na garantia da defesa dos direitos da Previdência Social e dos servidores públicos. Foi considerado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), por sete anos consecutivos, um dos “100 cabeças do Congresso Nacional”.
Ele foi presidente da AFRESP por 12 anos, fundador e presidente do SINAFRESP; fundador do FUNDAFRESP; fundador e presidente da FEBRAFITE; fundador e presidente do CIEFAS; fundador da CREDIFISCO, entre outras instituições em defesa da cidadania e do acesso à saúde e assistência social.
Interesse por política
O sistema político atraiu Dado desde muito jovem. Há duas décadas deu início à vida pública e foi eleito, por três vezes, ao cargo de deputado federal.