José Antônio Pereira dos Santos, o Colinha, demonstrou preocupação com o trânsito em Votuporanga após os vários acidentes que aconteceram nos últimos dias
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Motorista de ônibus há 27 anos, o ex-vereador José Antônio Pereira dos Santos, o Colinha, demonstrou preocupação com o trânsito em Votuporanga após os vários acidentes que aconteceram nos últimos dias. Ele defende a instalação de tacógrafos em todos os veículos.
Em entrevista à Rádio Cidade, Colinha observou que o trânsito em Votuporanga é preocupante porque as pessoas não respeitam as leis de trânsito. Ele observou que o jornal A Cidade de ontem noticiou quatro acidentes no mesmo dia. “Fiquei muito preocupado, porque ninguém está respeitando a velocidade nas avenidas e nas frentes das escolas”, contou.
Sobre o sinal do ‘Pare’, o motorista observou que, se existe essa sinalização, o condutor precisa parar, porém pouquíssimas pessoas fazem isso. Na visão dele, as ruas de Votuporanga são bem sinalizadas, portanto a culpa do alto número de acidentes é dos motoristas. Ele comentou ainda sobre a forma de conduzir dos motociclistas. “Eles ultrapassam pela direita e pela esquerda. Muitos não estão nem aí e querem ultrapassar de qualquer jeito”, disse.
A alta velocidade e a falta de atenção, acrescentou, são alguns dos motivos para os acidentes.
Para Colinha, os veículos deveriam vir de fábrica já com o tacógrafo digital, aparelho que mede e grava a velocidade que o veículo trafega. “Digamos que houve um acidente na avenida Brasil, a perícia tem que analisar a velocidade que o carro estava, então é muito difícil. Já com o tacógrafo, a polícia vai saber a velocidade que o condutor bateu”, falou. Ônibus e vans escolares contam com o aparelho.
Outra medida para reduzir o número de acidentes, na opinião dele, é um trabalho mais forte de educação no trânsito, com agentes, no Centro da cidade, por exemplo, realizando ações educativas.
Colinha entende também que multas não resolverão os problemas no trânsito em Votuporanga.