Márcia Cristina Fernandes Prado Reina, conversou com o jornal A Cidade sobre suas expectativas à frente da pasta
Márcia Cristina Fernandes Prado Reina será a secretária de Saúde
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Após ser confirmada pelo futuro prefeito João Dado como secretária Municipal de Saúde, Márcia Cristina Fernandes Prado Reina, conversou com o jornal A Cidade sobre suas expectativas à frente da pasta. Sobre os desafios da Secretaria, ela falou sobre a oferta de serviços e a demanda existente para alguns exames e algumas especialidades.
Em relação ao convite, Márcia contou que Dado fez a oferta pontuando a importância da área da saúde em seu programa de governo e o desejo de técnicos comprometidos com a proposta. Ela, então, agradeceu, manifestou o interesse e, após analisar, aceitou.
Sua principal intenção, revelou, é desenvolver um bom trabalho para a população. “Um trabalho em sintonia com o plano de governo do futuro prefeito para a saúde, que representa a expectativa da população”, comentou.
A futura secretária falou também sobre trabalhar em uma época de tantas dificuldades financeiras. Para ela, o papel do gestor público sempre requer estudo da situação e análise das prioridades para otimizar os recursos existentes e subsidiar as negociações que necessárias e oportunas.
Márcia destacou que a saúde no geral enfrenta desafios que envolvem a promoção e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como as relacionadas ao aparelho circulatório e as neoplasias, as crônicas não transmissíveis como Aids e hepatites, os cuidados com a saúde boca e também as doenças transmissíveis, como dengue, chikungunya e zika. “Outro desafio é quanto a assistência em relação a oferta de serviços e a demanda existente para alguns exames e algumas especialidades”, disse.
A futura secretária é casada com Wagner Reina e tem três filhos: Marcelo, 33 anos, Ricardo, 31 anos, e Mariana, 23 anos; ela tem ainda uma neta.
Márcia é enfermeira com especialização em Saúde Pública, Administração Hospitalar e Gestão de Emergência em Saúde Pública. Ela já foi diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica de São José do Rio Preto e de Santos/CVE/CCD/SES-SP; diretora Técnica de Saúde, respondendo pela Área de Planejamento do Centro de Vigilância Epidemiológica/CCD/SES-SP; e coordenadora da Auditoria de Enfermagem da Unimed de Rio Preto.