O prefeito Junior Marão e a presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Juliana Castrequini Marão, entregaram nesta sexta-feira (9/12) a Praça de Exercício do Idoso, localizada no Parque da Cultura. São seis equipamentos de madeira eucalipto que têm como objetivo a melhoria de equilíbrio e da flexibilidade muscular.
Marão enfatizou que os aparelhos foram instalados em ambiente próprio para entretenimento e lazer, com prática de atividades esportivas e culturais. “Este espaço é o mais democrático de Votuporanga. Não tem classe social, nem idade. Por semana, 2.000 pessoas passam por dia, chegando a 5.000 no final de semana, se tornando um local de orgulho do votuporanguense”, afirmou.
Ele relembrou importantes projetos desenvolvidos pelo Fundo Social como Casa de Apoio de Barretos, campanha Aluno Solidário, Banco de Alimentos, Festa das Nações e Polo da Beleza. “Foram várias iniciativas beneficiando centenas de pessoas”, disse.
A presidente do FSS, Juliana Castrequini Marão, lembrou que, quando foi ao Fundo Social do Estado de São Paulo (FUSSESP) pela primeira vez, a Praça do Idoso foi o primeiro projeto que ela conheceu. “Estávamos eu e a servidora Maria Cristina Silveira Fernandes e logo pensei que precisava trazer estes equipamentos para Votuporanga. São aparelhos para os idosos ganhar força muscular e, assim, evitar quedas. Além disso, estão com uma vista privilegiada deste parque maravilhoso”, destacou.
A assessora do FUSSESP, Sueli Cezaretti, agradeceu a parceria com o município. “A praça possibilita aos idosos exercícios, melhorando a qualidade de vida”, afirmou.
O prefeito eleito, João Dado, ressaltou que estes espaços são fundamentais, para garantir mais qualidade de vida, reduzindo gastos com saúde e assistência social.
Dado contou que, no próximo ano, o município irá sediar Jogos Regionais do Idoso (JORI). “Nós, quando fizemos nosso plano de governo, nos pautamos na realidade atual. A população está envelhecendo e queremos construir mais Centros Dias do Idoso para atender este público, onde as famílias deixam seus parentes para trabalhar e retornam para buscar ao fim do dia”, afirmou.
Por sua vez, o deputado estadual Carlão Pignatari, destacou que a praça é um local de convivência, de relacionamento e de exercício físico. “A região de São José do Rio Preto é a que tem maior longevidade, um ano e oito meses a mais do que a média nacional. Precisamos investir em qualidade de vida dos idosos”, afirmou.
Anoel Magri, presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), ressaltou que o Parque da Cultura é um espaço de atividade física, cultural e de sociabilização, agregando ainda mais nas políticas públicas voltadas ao idoso. “Espero que Votuporanga tenha mais espaços como este”, disse.
Representando a Câmara, Osmair Ferrari relembrou que o local antigamente era sítio da família De Haro e hoje se tornou cartão postal. Osmair pediu que seja instalada uma academia ao ar livre para pessoas com deficiência.
São aparelhos que buscam fortalecimento muscular, para que possíveis quedas sejam evitadas. No Brasil, 32% das pessoas entre 65 e 74 anos já sofreram quedas, cuja frequência aumenta com a idade e representa a principal causa de morte por acidente na população idosa.
A praça consiste em cinco estações: Barras Paralelas (facilitam a marcha e melhora o equilíbrio); Senta-Levanta (fortalece os membros inferiores e ajuda no deslocamento); Rampa-Escada (aumenta a independência para atividades de vida diária); Ergometria (mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas) e Escada para Dedos (mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço).