Segundo balanço apresentado em audiência pública da PM, número de acidentes diminuiu, mas o de feridos aumentou
O tenente Gustavo Postigo, comandante interino da 3ª Companhia da PM, liderou a audiência
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Militar de Votuporanga reuniu ontem (8) lideranças da sociedade votuporanguense para uma audiência pública em que foram aprestadas contas das atividades do patrulhamento ostensivo no município no ano de 2016. Entre os dados, é possível verificar pontos importantes sobre a situação atual do trânsito da cidade, tanto na fiscalização, quanto nos casos de acidentes.
A audiência teve início às 10h no auditório da Associação Comercial e foi liderada pelo tenente Gustavo Postigo, comandante interino da 3ª Companhia da Polícia Militar, que substituiu na ocasião o capitão Édson Fávero. Postigo apresentou os números, deu recomendações de segurança à população e respondeu dúvidas do público presente.
Trânsito
Ele também falou sobre as ações da PM no trânsito da cidade. O tenente afirmou que a prioridade da fiscalização dos policiais é na embriaguez ao volante, uso do cinto de segurança, celular na direção, habilitação e licenciamento.
No balanço apresentado, o número de acidentes caiu em 2016 com relação a 2015. No ano atual, foram 663 e no passado, 668. Também houve queda no número de mortos em ruas e avenidas de Votuporanga. Foram quatro em 2016 e sete em 2015. Por outro lado, o total de pessoas feridas subiu de 348 para 376 no ano atual.
Sobre a fiscalização, a PM informou que de janeiro até agora, 176 motoristas foram flagrados conduzindo veículos sob a influência de álcool, sendo que em 50 casos os condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. No total, foram aplicadas 4339 multas. A PM também divulgou que Votuporanga possui hoje uma frota de 78.694 veículos.
Crimes
Com relação aos crimes, Postigo informou que 2016 conta com três casos de homicídio, 513 furtos, 42 roubos, 59 furtos e roubos de veículos. Foram elaborados 1730 boletins de ocorrência.