Programação acontece em diversos locais da cidade até o dia 25; objetivo é ressaltar a importância do tema dentro do contexto histórico, social e cultural
Nesta segunda-feira, dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. E para lembrar a data, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN), vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga, realiza a Semana da Consciência Negra, reunindo uma programação especial em diversos locais da cidade.
A Semana conta com o apoio das secretarias de Direitos Humanos, Educação, Esporte, Cultura e Turismo e Assistência Social.
Benedito Donizete Moreira, o Mestre Lousado, preside o Conselho desde o começo deste ano. Ele diz que o objetivo da programação é ressaltar a importância dentro do contexto histórico, social e cultural, em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra. “Pretendemos com estas ações contribuir para o processo de construção do pensamento e levar a um processo de reflexão mais profunda sobre a cultura negra no desenvolvimento desse país”.
O secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, destaca que todas as ações do Conselho possuem apoio da pasta. “Trabalhamos em união, sempre lutando para valorizar a cultura negra e fazer valer o direito de todos”.
Programação
Neste sábado (18/11), haverá a abertura da Semana da Consciência Negra com aulão de capoeira, desfile do projeto Axé Criança e apresentação de maculelê com alunos do CEM “Prof.ª Irma Pansani Marin” na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, das 9h30 às 12h.
Na segunda-feira (20/11) será prestada homenagem às personalidades afro descendentes na Câmara Municipal de Votuporanga, durante a sessão ordinária, com início previsto para às 18 horas.
Na terça-feira (21/11), tem palestra com a professora da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Maria Madalena Moreira (Lena), membro do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDN) na Faculdade Futura às 20h45. Ela falará sobre o contexto das leis antes e após a escravidão, como foram construídas, quais eram os objetivos, os acontecimentos da época e a real validade.
Na quarta-feira (22/11) acontece a apresentação do grupo Axé Criança, às 9h, no Instituto Federal. Também tem roda de capoeira na Faculdade Futura, das 20h às 21h.
Na quinta-feira (23/11), acontece apresentação do projeto Axé Criança na Vila Carvalho, às 19h30 (constituição do Fórum Municipal dos Usuários da Assistência Social). Em seguida, tem roda de capoeira na Unifev, das 21h às 21h30.
Na sexta-feira (24/11) tem vivência de Capoeira no Colégio Anglo, às 7h30.
No sábado (25/11) tem festival de capoeira com Grupo Mareja, na Apae de Votuporanga das 10h às 12h. A organização é do mestre Zói e professor Alicate.
Atuação
A Secretaria de Direitos Humanos sempre prezou por coordenar e controlar as políticas públicas relativas a etnia, enfatizando o negro. Em 2015, trouxe para Votuporanga a Coronel Helena dos Santos Reis, primeira mulher, negra, a ocupar a função no CPI-5 (Comando de Policiamento do Interior). Foi a quarta mulher a chegar ao posto mais alto da corporação (coronel). Atualmente é a secretária chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo.
Neste ano, foi realizado também o 2.º Seminário da Consciência Negra - Traçando a rede da diversidade – o racismo e seus efeitos no cotidiano da população. O evento aconteceu no auditório “Nasser Marão”, da ACV (Associação Comercial de Votuporanga) e teve como palestrantes Floriano Pesaro, deputado federal licenciado e atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, e Elisa Lucas Rodrigues, coordenadora de Políticas para População Negra e Indígena, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo.