Na tarde de ontem, o secretário Jair de Oliveira, apresentou os números da sua pasta (Foto: Daniel Castro/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Dando sequência nas audiências públicas em que as secretarias municipais apresentam as ações desenvolvidas durante o ano, na tarde de ontem, às 16h, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Segurança apresentou os números da pasta. Em Votuporanga, até novembro, mais de 20 mil multas foram aplicadas.
No encontro realizado na Câmara Municipal, o secretário da pasta, Jair de Oliveira apresentou diversos dados em relação ao trânsito e também ouviu questionamentos e reivindicações dos vereadores.
Ao A Cidade, o secretário ressaltou que entre os destaques apresentados está a redução do número de multas aplicadas pelos agentes de trânsito. Até o mesmo período de 2016, o número de multas era 29.417. Atualmente, são 20.393 infrações registradas. “A redução é de cerca de 30%, mas não é que nossos agentes viram e não multaram, é que a consciência do motorista melhorou”, comentou. Ele observou que os condutores sabem que existem os radares fixos, os móveis, os agentes e também a Polícia Militar. “Muita gente já me falou que passou a andar na velocidade permitida, porque se acostumou. Motoristas me falaram que antes não tinha esse costume e essa cultura, mas passaram a ter. Isso é muito importante”, acrescentou.
Sobre as reivindicações dos vereadores, Jair lembrou que a preocupação dos parlamentares é a mesma da Administração Municipal. “Eles querem o bem-estar da população e nós também”, falou. Assim, ele garantiu que tudo o que for possível atender e aplicar, será feito; o que a pasta não puder fazer, o motivo é explicado técnica ou juridicamente. “A preocupação deles e a crítica qualificada é válida e nos ajuda muito, e nós buscamos atender a população”, disse.
Em relação aos semáforos, o secretário esclareceu que os que estão sendo instalados no momento são por “necessidades reais” nos cruzamentos, já que o movimento cresceu bastante. Ele lembrou de uma rotatória instalada por ele entre as avenidas Pansani e João Gonçalves Leite, em 2004, uma das últimas iniciativas que ele realizou quando secretário. No entanto, o trânsito aumentou tanto que a rotatória não atende mais as reais necessidades do local, por isso a Secretaria está instalando um semáforo.