O número de cadastros efetuados pelo Cartório Eleitoral de Votuporanga corresponde a 16.749 eleitores até anteontem
Cartório: o número de cadastros efetuados corresponde a 16.749 eleitores até anteontem (Foto: Arquivo/A Cidade)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, apenas 24,46% dos eleitores de Votuporanga, de um total de 68.489 pessoas, realizaram o cadastramento biométrico desde que ele teve início na cidade, no fim de 2015. O número de cadastros efetuados pelo Cartório Eleitoral de Votuporanga corresponde a 16.749 eleitores até anteontem.
Apesar de ser menos da metade do eleitorado da cidade, o chefe do cartório, Robson Oliveira, contou ao A Cidade que os agendamentos tiveram uma maior procura nos últimos meses. São cerca de 100 atendimentos por dia na unidade e não há mais vagas para agendamento até março.
“É praticamente ¼ dos eleitores. Estamos tendo procura desde o fim do ano passado e estamos atendendo bastante. Com as divulgações para o cadastramento por conta das 85 cidades obrigatórias, a população de Votuporanga também procurou fazer. Além disso, teve procura por conta de um boato no ano passado sobre multas, que não procede, e realizamos mutirões. Para a biometria não há mais vagas até março e o Tribunal ainda não liberou o mês de abril”, explicou o chefe do cartório.
Ele ainda disse que para as eleições de 2018, Votuporanga não está entre as 85 cidades que devem realizar as votações por meio da identificação biométrica. “Ainda não sabemos se em 2020 será obrigatório para Votuporanga. Passada a eleição, vai sair o próximo grupo de cidades obrigatórias. A meta do TSE é que até 2022 o país todo esteja cadastrado”, afirmou Robson Oliveira.
Apesar dos agendamentos estarem esgotados, o chefe do cartório da cidade ressaltou que é importante não deixar para fazer o cadastramento biométrico de última hora. O atendimento vai até o dia 9 de maio para as demais operações, como primeiro título, transferência e revisão.
Zona EleitoralAlém de Votuporanga, outras três cidades fazem parte da zona eleitoral, sendo elas Álvares Florence, Parisi e Valentim Gentil.
Em Álvares Florence, são 4.104 eleitores e apenas 992 tem a identificação biométrica para 2018, o que corresponde a 24,17%.
O município de Parisi conta com 2.438 eleitores, sendo que 572 fizeram o cadastramento. O número corresponde a 23,46% do eleitorado com identificação biométrica.
Já Valentim Gentil possui 9.372 eleitores. Desse total, 1.593 possui a identificação biométrica, que corresponde a 17% do eleitorado.