Neste mês, foram atendidos 35.936 receituários; os medicamentos podem ser retirados em qualquer Unidade de Saúde da cidade
O Executivo informou que, ao longo do ano passado, foram registrados 508.328 atendimentos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Votuporanga)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
A Prefeitura de Votuporanga, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde, atendeu, somente no primeiro mês do ano, 35.936 receituários da população. A quantidade é equivalente a R$ 337,7 mil de investimento com o serviço disponível na cidade.
O Executivo informou que, ao longo do ano passado, foram registrados 508.328 atendimentos, uma quantidade 9% maior que a do ano retrasado, quando 461.469 receitas foram atendidas.
“Em 2016 e 2017, os gastos com a compra de medicamentos ficaram em torno de R$ 2,4 milhões. Os valores são definidos com base nos preços dos medicamentos adquiridos; da quantidade de pacientes atendidos; e dos tipos de patologias prevalentes no período”.
A Prefeitura de Votuporanga informou que, atualmente, a Relação Municipal de Medicamentos, a REMUME, possui um total de 269 medicamentos padronizados para o atendimento à atenção básica e à urgência ou emergência. Os medicamentos estão disponíveis e podem ser retirados em qualquer uma das Unidades de Saúde de Votuporanga.
“O município conta ainda com 26 farmacêuticos, voltados para diversos setores de atuação, incluindo: atenção básica, central de abastecimento farmacêutico (almoxarifado), farmácia de ação judicial, vigilância sanitária e laboratório municipal”, explicou o Executivo.
A assistência farmacêutica é destinada a todo munícipe munido de receituário do Sistema Único de Saúde, o SUS. Para adquirir o medicamento dispensado pela rede municipal, o paciente deve apresentar a receita do SUS em uma das 14 unidades de saúde ou policlínica.