Casos foram registrados somente em janeiro; o verão é a época do ano em que acontecem mais notificações da doença
Saúde: é difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco da pessoa adquirir a doença (Foto: Imagem Ilustrativa)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde, comente no mês de janeiro foram registrados 257 casos de conjuntivite em Votuporanga. O verão é a época do ano em que acontecem mais notificações da doença.
A Santa Casa de Misericórdia convidou a médica infectologista Regina Silvia Chaves de Lima para falar sobre a prevenção e tratamento da conjuntivite. Ela explicou que a conjuntivite é uma doença infecciosa que atinge a conjuntiva, membrana superficial dos olhos. “As causas são vírus e bactérias. A conjuntiva fica vermelha, provoca uma coceira e os pacientes relatam a sensação de areia nos olhos. Ocorre também secreção. Os sintomas são semelhantes tanto para a doença viral quanto para bacteriana e são contagiosas”, explicou.
A médica destacou que a conjuntivite não tem imunidade duradoura. “Existem milhões de vírus e bactérias e conforme você tem exposição de cada um, pode contrair a doença diversas vezes”, complementou.
Regina alertou que a inflamação é grave e pode gerar sequelas. “A conjuntiva faz parte da visão e a doença pode causar cicatrizes, evoluindo para cegueira parcial e até total, sendo necessário transplante de córneas”, afirmou.
Prevenção
É difícil prevenir-se das conjuntivites, mas algumas medidas podem diminuir o risco de você adquirir a doença. “A prevenção principal é a higiene das mãos. Evite coçar os olhos e se afaste do trabalho, escola e convivência para evitar contágio de outras pessoas”, comentou.
Dicas
- Não use maquiagem de outras pessoas (e nem empreste as suas).
- Evite compartilhar toalhas de rosto.
- Lave as mãos com frequência e não coloque-as nos olhos.
- Use óculos de mergulho para nadar ou de proteção se você trabalha com produtos químicos
- Não use medicamentos (pomadas, colírios) sem prescrição (ou que foram indicados para outra pessoa).
Tratamento
O tratamento é a base de higiene no local com soro fisiológico, água boricada gelada e colírios específicos de antibióticos. Algumas medidas também podem ser tomadas para se evitar a propagação da conjuntivite:
- Lave suas mãos com frequência.
- Não coloque as mãos nos olhos para evitar a recontaminação.
- Evite coçar os olhos para diminuir a irritação da área.
- Lave as mãos antes e depois do uso de colírios ou pomadas.
- Ao usar, não encoste o frasco dos colírios ou da pomada no olho.
- Evite a exposição à agentes irritantes (fumaça) e/ou alégenos (pólen) que podem causar a conjuntivite.
- Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite.
- Não use lentes de contato se estiver usando colírios ou pomadas.
- Não compartilhar lençóis, toalhas, travesseiros e outros objetos de uso pessoal de quem está com conjuntivite.