A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 começou a ser entregue no dia 1º de março e foi até o dia 30 de abril
O pagamento das restituições do IR começa no dia 15 de junho e vai até o dia 17 de dezembro de 2018 (Foto: Reprodução)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
Após um mês do fim do prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018, 220 declarações foram entregues pelos contribuintes de Votuporanga, das quais 56 são originais, sendo 37 delas com multa, quando o contribuinte é obrigado a declarar, e 164 retificadoras.
A declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 começou a ser entregue no dia 1º de março e foi até o dia 30 de abril.
Neste ano, foram entregues 16.080 declarações do imposto de renda pessoa no prazo em Votuporanga. A previsão da Receita Federal era receber cerca de 15.479 declarações no prazo na cidade.
A Receita Federal recomendou que os contribuintes façam a autorregularização o quanto antes para aumentarem as chances de serem contemplados nos próximos lotes e, sobretudo, não correrem risco de serem autuados. O órgão afirmou que não há como garantir que o contribuinte estará em determinado lote, pois, após a autorregularização a declaração é incorporada às demais declarações já liberadas para pagamento da restituição.
“A autorregularização é forma correta de o contribuinte corrigir sua declaração, todavia é fundamental que o contribuinte verifique o processamento da declaração retificadora, pois podem ocorrer fatos que impliquem que a declaração ainda não restituída seja incluída em malha. Vale ressaltar também que a necessidade de acompanhamento não é apenas por parte do contribuinte que tem imposto a restituir. Contribuintes que pagaram imposto também estão sujeitos à malha e podem fazer a autorregularização”, explicou o órgão.
Malha fina
A Receita Federal informou ao A Cidade que em dezembro do ano passado, 4.397 contribuintes da jurisdição da Delegacia de São José do Rio Preto estavam retidos em malha em relação à Declaração de 2017. Depois de dezembro deste ano, será feito o balanço de quantos contribuintes ficaram retidos em malha em relação à Declaração de 2018.
O órgão ainda explicou que quem caiu na malha fina, caso tenha restituição a receber, ela fica bloqueada. “Além disso, o contribuinte fica sujeito ao Lançamento de Ofício de eventual imposto devido e não declarado, com multa”, explicou a Receita Federal.
Restituições
O pagamento das restituições do Imposto de Renda começa no dia 15 de junho e vai até o dia 17 de dezembro deste ano. São sete lotes que serão ressarcidos por ordem de declaração entregue corretamente ao órgão. Pessoas com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência física ou mental e pessoas com doença grave têm prioridade no recebimento da restituição.