O evento no dia 27 contará com provas de corrida de 7 quilômetros, caminhada de 3 quilômetros e corrida kids
Segundo a Unimed, a ação é um convite para que todos estejam juntos, independentemente das diferenças (Foto: Divulgação)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga será palco da segunda etapa do Circuito de Inclusão Unimed, que acontece no próximo dia 27 de setembro (sábado). O evento esportivo está programado para começar às 17h e contará com provas de corrida de 7 quilômetros, caminhada de 3 quilômetros e corrida kids. O percurso passará por importantes ruas da cidade, aos participantes a oportunidade de unir atividade física, promoção da saúde e solidariedade em um único encontro.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas por interessados de todas as idades, com categorias que abrangem desde corredores mais experientes até famílias e crianças. A proposta é criar um espaço acessível para a prática esportiva, estimulando hábitos saudáveis e o envolvimento da comunidade em torno da causa da inclusão.
Assim como ocorreu na primeira etapa do circuito, realizada no mês de agosto em Olímpia, a prova contará com a presença do programa Pernas Solidárias, desenvolvido pelo Instituto Unimed Rio Preto. A iniciativa permite que pessoas com mobilidade reduzida participem da corrida com atletas voluntários. O projeto, já reconhecido por promover experiências transformadoras, garante que todos possam cruzar a linha de chegada, independentemente de limitações físicas.
O presidente da Unimed Rio Preto, Marcelo Lucio de Lima, destacou a importância do evento. “O Circuito de Inclusão é um convite para que todos estejam juntos, independentemente das diferenças. É um momento de união e superação coletiva, que reforça o propósito da Unimed em promover saúde com inclusão”, afirmou.
De acordo com os organizadores, a expectativa é reunir corredores e caminhantes de diferentes municípios da região, fortalecendo o caráter regional do circuito. Além disso, foi anunciado um incentivo para aqueles que participarem de todas as etapas: os atletas que completarem as quatro provas receberão uma mandala especial, formada pelo encaixe das medalhas conquistadas em cada cidade-sede.
Com esse formato, o Circuito de Inclusão Unimed busca estimular a prática esportiva, mas também reforçar valores de coletividade, integração e acessibilidade. As próximas etapas do circuito acontecerão em Fernandópolis, no dia 18 de outubro, e São José do Rio Preto, em 30 de novembro, quando será realizada a prova de encerramento com percursos de 5km, 10 milhas (16,1km) e corrida kids. As inscrições para todas as etapas estão abertas no site corridadeinclusao.com.br .