Para prevenir-se contra a conjuntivite é necessário afastar as pessoas com a doença viral dos ambientes (Foto: Reprodução/Internet)
Gabriele Reginaldo
gabriele@acidadevotuporanga.com.br
O A Cidade divulgou na última semana que os casos de dengue e conjuntivite aumentaram no primeiro quadrimestre deste ano. Os dados foram divulgados durante audiência pública da Secretaria da Saúde de Votuporanga. Porém, o mês de maio também registrou aumento no número de casos das doenças.
Apenas em maio, a conjuntivite acometeu 186 pessoas. No total, Votuporanga confirmou 1.562 casos positivos da doença neste ano. Em cinco meses, foram registradas 452 notificações e 135 casos positivos de dengue. Em apenas um mês, 44 pessoas foram acometidas por dengue.
Durante a audiência pública da última semana, a secretária da Secretaria Municipal da Saúde, Márcia Reina, explicou que “a transmissão da conjuntivite é muito rápida, por isso é preciso que as pessoas tenham cuidado principalmente com as mãos e com os olhos, no sentido não tocar nos locais e depois tocar nos olhos”.
Para prevenir-se contra a conjuntivite é necessário afastar as pessoas com a doença viral dos ambientes coletivos e tomar os cuidados necessários de higiene, como lavar as mãos e rosto com frequência com água e sabão, evitar coçar os olhos, usar lenços, toalhas e travesseiros individuais; não utilizar objetos de pessoas que estejam com conjuntivite (lápis de olhos, lenços, travesseiros, etc), limpar frequentemente as superfícies que foram tocadas por pessoas com conjuntivite, com água, sabão e álcool 70%.
Sobre a dengue, a secretária afirmou que índices mostram um grande número de mosquitos circulando. “Não podemos ter criadouros, porque eles vão proporcionar um aumento para o futuro, que seria o final deste ano e o começo de 2019”, alertou durante audiência pública realizada na última semana.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, para combater a dengue no município, ações ambientais são desenvolvidas pela pasta, tanto em casos suspeitos quanto em casos positivos da doença, visando a orientação durante as visitas de bloqueios de criadouros do mosquito Aedes aegypti e nas visitas de rotina, realizadas pelos agentes de saúde e de endemias.
A pasta ainda explicou que é fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas casas e na vizinhança.
“É fundamental que a população esteja permanentemente atenta e reforce as medidas de eliminação dos criadouros dos mosquitos em suas casas e na vizinhança, como acondicionar corretamente as garrafas, eliminar as sacolas plásticas, e colocar areia nos pratinhos das plantas, entre outras ações de descarte da água parada. Também igualmente importante, é lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de evitar a proliferação do vetor”.