A Sessão Ordinária de ontem da Câmara Municipal terminou às 19h57; cinco projetos foram aprovados
Durante a reunião, foram aprovados três projetos da Prefeitura e dois dos parlamentares (Foto: A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Trânsito, saúde e lazer foram alguns dos assuntos abordados pelos vereadores na 38ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Votuporanga, na noite de ontem. Durante a reunião, foram aprovados três projetos da Prefeitura e dois dos parlamentares.
Primeiro a usar a tribuna, o vereador Emerson Pereira (SD) solicitou ações educacionais aos finais de semana, pediu que a prefeitura abra as escolas durante o fim de semana para que a população possa ter um lugar para as famílias ter lazer, com atividades produtivas, como aulas de dança e outras ações recreativas. “A intenção é coibir que os jovens tenham contato com as drogas, para que não cometam atos ilícitos”, falou. Ele pediu ainda que prefeito faça uma reforma no CSU, já que as dependências estão em más condições, solicitou que o Horto Florestal seja melhor utilizado, como piscinas e quiosques com churrasqueiras. Emerson alegou que a cidade de Votuporanga tem bons lugares, mas que a administração não está cuidando.
Em contrapartida, o vereador Professor Casali (PSD) disse que o Horto foi revitalizado no intuito de preservar o meio ambiente, de forma que se torna um lazer ecológico.
A vereadora Missionária Edinalva Azevedo (PRB) falou sobre a situação da política. Ela disse que a política está perdendo o valor. A parlamentar alegou que as pessoas estão trazendo a política para a religião, mas que evitam debater e manter contato com os políticos. Durante sua passagem, ela declarou diversos versículos da Bíblia. A vereadora afirmou ainda que os direitos da população estão sendo tirados e que as mulheres passam por dificuldades para trabalhar e manter a família.
O vereador Chandelly Protetor (PTC) reclamou da situação das ambulâncias do município. “Descaso total com a saúde de Votuporanga. Eu estou todo dia nas ruas fiscalizando”, comentou.
O vereador Sílvio Carvalho, o Silvão (PSDB) reclamou da especulação de que Serginho da Farmácia está voltando para a Câmara com a finalidade de ser presidente da Casa de Leis. “A Administração Municipal não pode passar por cima dessa casa como ela passa. Tirar o secretário, mandar para a Câmara para ser presidente...”, falou.
Em seguida quem assumiu a palavra, foi o vereador Giba (SD). Ele parabenizou moradores que fizeram uma ação e conseguiram cerca de 800 cestas básicas para famílias carentes. Ele afirmou ainda que visitou três Secretarias para trabalhar com um projeto contra a fome.
Por fim, o vereador Marcelo Coienca citou um acidente que aconteceu na rua Bahia, dizendo que a rua não é um “corredor da morte”, mas que os acidentes acontecem porque na maioria das vezes há imprudência dos condutores. Para ele, os motoristas devem respeitar as sinalizações de trânsito, e que os sinais de “pare” são para parar, e não para apenas dar uma olhada.
A sessão de ontem da Câmara Municipal de Votuporanga terminou às 19h57.
Projetos
Na reunião de ontem, cinco projetos foram votados e aprovados pelos vereadores. O primeiro, de autoria do Poder Executivo, cria cargos de provimento efetivo de professor de educação básica no quadro do magistério municipal da classe permanente de docente.
A Missionária Edinalva apresentou a proposta que denomina de rua Edméa Doralice Daltri Goeldner Dalto a atual rua atual rua Projetada 16, localizada no Loteamento Parque Vida Nova Votuporanga III.
A Prefeitura enviou proposta para abertura de crédito adicional no valor de R$ 305 mil. O valor é para manutenção do Departamento de Topografia e Drenagem Urbana e para suplementação da realização da Assistência à Saúde na Atenção Básica, para aquisição de equipamentos e móveis odontológicos, equipamentos de informática e eletrodomésticos, a serem utilizados na Unidade de Saúde Carobeiras.
Já a rua Projetada 3, localizada no Loteamento Parque Vida Nova Votuporanga III, passa a ser chamada de rua Antônio Borges, conforme proposta do vereador Giba (SD).
Outro projeto da Administração Municipal é para abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$ 457 mil. Uma parte do valor é para manutenção do Departamento de Obras. A outra é para transferência de recursos próprios do Tesouro Municipal para a Governo Federal referente a reforma da Praça Martinho Nunes Pereira.