A prova acontecerá nos dias 04 e 11 de novembro, com fechamento dos portões às 13h
O aluno João Pedro segue as orientações dos professores para melhor desempenho no Enem (Foto: A Cidade)
Da redação
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está chegando e as escolas de todo país já estão preparando seus alunos para os dias de prova. No Colégio Unifev, de Votuporanga não é diferente, todos os professores do ensino médio elaboram suas aulas a fim de facilitar a compreensão dos estudantes em relação as questões da avaliação.
Em conversa com o A Cidade, a professora Adriana Passoni afirma que todo o conteúdo passado em sala de aula é elaborado no formato do Enem, e que os assuntos são direcionados a temas que podem cair nas questões da prova. “O ensino médio aborda o conteúdo do Enem. Atualmente, as questões já são elaboradas no formato Enem, ou seja, são contextualizadas”, disse.
Além da preparação durante as lições, o recomendado por Adriana é que os alunos mantenham sua frequência escolar ativa e continuem os estudos em casa. “Fazendo um estudo contínuo. Pelo menos, três horas por dia além dos estudos em sala de aula”, afirma.
O estudante do terceiro ano do ensino médio do Colégio Unifev, João Pedro de 16 anos, que neste ano fará sua quarta participação na prova, segue à risca as orientações de seus mentores. “Costumo chegar da escola, almoço e descanso um pouco e a partir das 15h começo a estudar e fico até a hora de dormir, quando não tenho nada para fazer. Estudo, mais ou menos, de quatro a seis horas por dia. Além de praticar com simulados disponíveis na internet”, falou.
Para o dia da prova, o importante é ir bem preparado. A sugestão da mestra é que os participantes iniciem pelas questões que tem mais facilidade, desta forma, a chance de acerto é maior. Já para o dia da prova escrita, começar pela redação é o ideal.
“Eu estou estudando mais biologia, que eu tenho mais dificuldade, já matemática e física eu tenho mais facilidade”, afirmou João Pedro, seguindo as dicas dos professores.
Horário de Verão
Neste ano, o Palácio do Planalto anunciou que o início do horário de verão será no dia 4 de novembro. Consequentemente, a data escolhida será no primeiro dia da prova do Enem, e para não prejudicar o rendimento dos alunos, a professora Adriana orienta redobrar a atenção no relógio e bom descanso para não perder o horário. “Ficarem bem atentos à mudança com o horário de verão que mudará bem nesse dia”, completou.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, e foi criada em 1998. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país.
Para este ano, algumas novidades foram anunciadas. A prova acontecerá em dois domingos consecutivos, 04/11 e 11/11. No primeiro dia, serão aplicadas as perguntas de ciências humanas, linguagem e redação, tendo duração de 5h30 para conclusão. No segundo domingo, será a vez das questões de matemáticas e ciências da natureza, com total de 5h para realização da prova.
No dia da prova, os participantes devem chegar com antecedência, munidos dos documentos de identificação e caneta preta esferográfica. Para demais informações, o edital está disponível no site do Inep:www.enem.inep.gov.br.