O jornal A Cidade conversou com o chefe do Cartório Eleitoral, Robson de Oliveira, que falou sobre as eleições
Robson de Oliveira, chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, falou sobre as eleições de amanhã (Foto: Fábio Ferreira/A Cidade)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Ainda mais tranquilas. É assim que o chefe do Cartório Eleitoral de Votuporanga, Robson de Oliveira, espera que sejam as eleições amanhã no município. O representante da Justiça Eleitoral conversou com o jornal A Cidade sobre o pleito.
Robson acredita que pelo fato da votação ser menor – no primeiro turno, os eleitores votaram em seis candidatos; agora, serão dois –, existe a expectativa do pleito fluir mais rapidamente. “Achamos que será mais rápida, já que diminuiu o número de escolhas. Acreditamos que será ainda mais tranquila que no primeiro turno”, falou.
O chefe do Cartório lembrou que no primeiro turno foram apresentados problemas em duas urnas, no entanto as máquinas foram trocadas rapidamente e, conforme ele, a questão não causou grandes transtornos. Ele observou que, em um universo de 243 urnas, está dentro da normalidade duas delas apresentarem problemas. “O que demora mais é para chegar no local, mas como foi no Cícero [Escola Estadual Professor Cícero Barbosa Lima Júnior], foi rápido. Para trocar, não demora mais que cinco minutos”, garantiu. A distribuição das urnas eletrônicas nas escolas amanhã começa às 7h.
Ainda no primeiro turno, o representante da Justiça Eleitoral afirmou que as urnas são seguras, esclareceu que são realizados diversos testes e que a segurança já foi comprovada várias vezes. “Não há razão para desconfiar. Existe uma série de auditorias”, contou. Ele observou ainda que o grande problema é a falta de conhecimento. “As pessoas não sabem, então é mais fácil falar que não funciona”, acrescentou. As urnas eletrônicas são utilizadas desde 1996 no Brasil. O país foi pioneiro na adoção deste tipo de tecnologia, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, em toda a Zona Eleitoral são 85.763 eleitores aptos a votar, sendo 69.691 de Votuporanga, 4.068 em Álvares Florence, 2.433 de Parisi e 9.571 de Valentim Gentil.