Luciana de Souza Ribeiro precisa fazer a retirada do excesso de pele e está arrecadando dinheiro para cirurgia (Foto: Arquivo Pessoal)
Da redação
Depois de conseguir ajuda para custear e realizar a cirurgia de redução de estômago, por meio de uma reportagem do jornal A Cidade, há cinco anos, Luciana de Souza Ribeiro passa por nova dificuldade com sua saúde física. Moradora da rua Renato Fonseca, no bairro Santa Amélia, em Votuporanga, ela enfrenta uma grande luta para conseguir recursos para uma cirurgia de remoção de excesso de pele.
Na época do procedimento cirúrgico, realizado pelo médico Edson Rapozero, no dia 17 de abril de 2013, Luciana estava com 41 anos de idade e pesava 179 quilos. Desde então, ela seguiu o pós-operatório e as orientações à risca e conseguiu eliminar aproximadamente 80 quilos, no entanto, o emagrecimento lhe causou um excesso de pele que está prejudicando sua saúde física a cerca de um ano e meio.
“Tenho muitas dores no quadril e nas pernas. Não consigo andar e fazer as atividades físicas para não engordar de novo. Não consigo me movimentar porque pesa muito, sinto fadigas e tenho assaduras constantes. É muito triste quando começo caminhar e trava minhas costas por causa do peso da barriga”, contou Luciana em entrevista ao A Cidade.
Luciana contou que não deixou de prosseguir com a dieta passada pelo doutor, mas que é impedida de realizar várias coisas como vender seus salgados na rua, já que não consegue sair de casa. “Trabalho somente em casa com as vendas, porque não consigo sair na rua para vender como eu fazia antes”, falou.
Segundo a vendedora,ela disse que procurou o Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer a cirurgia gratuitamente, mas foi avisada que teria que remarcar para daqui quatro anos. “Eu já fui atrás do SUS, mas não liberaram porque falaram que é estética e disseram para remarcar daqui quatro anos”, afirmou.
Ela explicou que fez uma avaliação e o médico informou que ela precisa retirar oito quilos de excesso de pele, localizadas no abdômen. O custo do procedimento seria no total de R$13 mil. Para arrecadar todo o valor, Luciana começou vender uma rifa desde a semana passada por R$20 e vai sortear um kit de enxoval.