Em conversa com o jornal A Cidade, o professor de matemática do ensino médico da Escola Dinâmica EEB de Votuporanga, Fernando Bruniera Oliveira, avaliou as questões
Acréscimo de 30 minutos no Exame foi crucial para um resultado positivo dos estudantes durante a prova (Foto: Reprodução)
Da redação
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), aconteceu anteontem em todo território brasileiro. Neste domingo, matemática e ciências da natureza, como física, química e biologia foram o foco das noventa questões da prova.
Em conversa com o jornal A Cidade, o professor de matemática do ensino médico da Escola Dinâmica EEB de Votuporanga, Fernando Bruniera Oliveira, avaliou as questões caracterizadas como muito complexas pelos participantes.
Segundo o professor, as questões de matemática aplicadas no segundo dia da prova tiveram um nível de dificuldade mediana, no entanto com bastante conteúdo para facilitar para os alunos. “As questões de matemática aplicadas no segundo dia de prova do Enem tiveram uma complexidade mediana, porém mais conteudista que nos anos anteriores”, disse.
De acordo com o professor, nos últimos anos, o Enem tem evoluído em suas perguntas na intenção de facilitar a compreensão do aluno durante as horas de prova e exigindo que a atenção seja redobrada. “Ao longo dos anos a prova do Enem foi ganhando um perfil conteudista, seguindo um modelo mais tradicional, ou seja, focado no conteúdo de forma ainda mais forte do que em anos anteriores. Isso exige dos alunos muito estudo e compreensão dos conteúdos”, afirmou Fernando.
De acordo com o matemático, as questões são elaboradas com os temas que tem maior influencia no Enem e que os participantes precisam sempre estar revisando, já que trata de um exame com muita informação. “A prova de matemática contou com temas que têm bastante incidência no Enem. A prova foi bem contextualizada, porém apresentou algumas questões mais trabalhosas”, completou.
Neste ano, uma das maiores novidades do Exame Nacional do Ensino Médio foi a alteração na duração do horário da prova no segundo dia, que teve um acréscimo de 30 minutos, o que na opinião do professor foi essencial para melhorar o desempenho dos estudantes.
“Os 30 minutos foram extremamente importantes, sem eles, a realização da prova teria sido muito mais difícil para os candidatos”, finalizou o professor Fernando Bruniera Oliveira.