Solenidade reuniu lideranças militares e políticas na manhã deste sábado; o prefeito João Dado participou do ato na sede do TG
Cerimônia de matrícula da 49ª Turma de Atiradores do Tiro de Guerra foi realizada na sede do TG (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Castro
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Com a presença de lideranças militares e políticas, o Tiro de Guerra de Votuporanga, o TG 02-088, realizou na manhã deste sábado a cerimônia de matrícula da 49ª Turma de Atiradores do Tiro de Guerra do município. A solenidade foi realizada na sede do TG, na rua Rio Grande, 2021.
O TG de Votuporanga tem como chefe de instrução o 1º sargento Mário Denis Machado, que chegou na cidade em dezembro do ano passado e assumiu o lugar do sargento Heroíto Gomes. Ele recebeu o prefeito João Dado, o 2º tenente Marcelo dos Santos (chefe da 18ª Delegacia de Serviço Militar de Votuporanga), secretários municipais e o subtenente Mário Lúcio Dornelles Gomes, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Fernandópolis. Os vereadores Professor Casali (PSD) e Marcelo Coienca (MDB) também participaram do ato.
No ano passado, o Tiro de Guerra de Votuporanga comemorou 40 anos de existência. Desde sua criação, em janeiro de 1978, mais de 2.200 jovens prestaram o serviço militar obrigatório na unidade de Votuporanga.
Há 41 anos, não existia o TG de Votuporanga, o que inviabilizava que os jovens da cidade pudessem prestar o serviço militar obrigatório na sua terra natal. Foi o capitão Constantino Santoro que, ao assumir a Delegacia do Serviço Militar, propôs ao então prefeito Luiz Garcia de Haro para que concentrasse esforços para firmar convênio com o Ministério do Exército, a fim de criar o Tiro de Guerra, possibilitando assim o fim dos deslocamentos dos votuporanguenses a outros municípios.
De acordo com o 1º sargento Denis, a estrutura do TG local é muito boa, com condições para serem desenvolvidos os trabalhos juntos aos atiradores. “A turma é padrão. Vamos mostrar a função do Exército Brasileiro e são formados aproximadamente dez cabos durante o período de atiradores do Tiro de Guerra”, explicou.