Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2020/04/comercio-de-votuporanga-comeca-a-barrar-clientes-sem-mascaras-n60939 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Comércio de Votuporanga começa a barrar clientes sem máscaras
Decreto publicado anteontem pelo prefeito João Dado obriga a utilização da proteção em todos os estabelecimentos comerciais
Determinação: comércio local permite entrada de consumidores apenas com máscaras
Da Redação
Desde quinta-feira (23) o comércio votuporanguense está se readaptando as novas determinações contidas no decreto editado pelo prefeito João Dado (PSD). O documento autorizou a abertura de uma porta dos estabelecimentos, porém apenas para o recebimento de contas, e determinou o uso obrigatório de máscaras por clientes em qualquer ponto comercial.
A reportagem do jornal A Cidade foi a campo na tarde de ontem para conferir o movimento e o reflexo do decreto na vida dos votuporanguenses. As medidas pegaram muitas pessoas de surpresa e algumas chegaram a ser barradas na porta por esquecerem as máscaras.
“Falta comunicação. Eles fazem as coisas de um dia para o outro e ninguém fica sabendo direito, aí a gente acaba perdendo viagem. Ontem saí para fazer compras e fui barrada na porta do supermercado porque não sabia que agora era obrigado usar máscara”, disse Gabriela Nascimento em um post nas redes sociais.
Alguns estabelecimentos foram “mais espertos” e comercializaram máscaras na entrada, como foi o caso de uma rede de supermercados. Outros optaram por oferecer o material de proteção para não perder o cliente. “O primeiro dia foi mais complicado, mas hoje estou aqui desde 12h e apenas duas pessoas vieram sem a máscara”, completou o colaborador de um supermercado na rua Amazonas.
Reclamações à parte, o metalúrgico, Márcio Lino, que recentemente perdeu o emprego em razão da pandemia, acredita que a medida é positiva. “Isso é bom, porque além de cuidar da própria saúde, a gente cuida dos outros também”, afirmou Márcio.
A dona de casa Dina da Silva também acha importante a iniciativa de usar máscaras para proteção. “Porque muita gente sofre com essa doença e está morrendo muita gente com isso, daqui duas semanas espero que isso continue a melhorar. Mas, ao meu ver, isso não vai passar tão rápido. Além disso, estou com o pouco de medo, estou aqui (no mercado) por conta das precauções previstas”, falou.
Fluxo Com as novas medidas o fluxo de pessoas no centro também aumentou, apesar do movimento ainda ser bem tímido. Comerciantes esperavam uma flexibilização um pouco mais abrangente, como aconteceu em outras cidades da região.
O decreto A Prefeitura de Votuporanga publicou o Decreto nº 12.262, de 22 de abril, que dá nova redação e acresce dispositivos ao decreto anterios e alterações posteriores, que dispõe sobre a adoção de medidas de prevenção, cautela e redução da transmissibilidade para enfrentamento da emergência em Saúde Pública decorrente do novo coronavírus.
Consta na determinação que somente será permitido que os clientes adentrem os estabelecimentos se estiverem fazendo uso de máscara facial, portanto, estabelecimentos não devem permitir a entrada de clientes sem a utilização da máscara facial. Os estabelecimentos devem disponibilizar, na entrada, álcool em gel 70% para higienização das mãos.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2020/04/comercio-de-votuporanga-comeca-a-barrar-clientes-sem-mascaras-n60939
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco