João Antônio Nucci, político que governou Votuporanga por dez anos, esteve internado devido uma pneumonia e não resistiu após parada cardíaca
(Foto: Arquivo/A Cidade)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O ex-prefeito de Votuporanga João Antônio Nucci faleceu na noite de terça-feira(21), aos 92 anos, depois de uma semana internadopor conta de uma pneumonia e problemas cardíacos. Muito conhecido por ser o “combatedor de enchentes” e por realizar grandes transformações no município. A população se despede do prefeito que realizou obras que estão eternizadas na memória votuporanguense.
Por conta da pandemia e todas as restrições, evitou-se que houvesse uma despedida solene, homenagens póstumas eagradecimento a toda sua trajetória e feitos pela população de Votuporanga. Devido isso, seu sepultamento aconteceu na manhã de ontem, às 10h, no Cemitério Municipal de Votuporanga.
Dezenas de pessoas que trabalharam e que tiveram histórias ao lado de João prestaram suas homenagens ao ex-prefeito e demonstram sua solidariedade aos familiares. Ele deixa duas filhas e uma in memoriam, três netos e três bisnetos. Uma de suas filhas, Estela, falou sobre a perda e disse que honestidade e trabalho são os maiores legados do pai. “Ele deixou o legado de um pai, sobre o amor, honestidade, o trabalho, sobre ser justo, sem dúvida sobre justiça, além da dedicação”, afirmou.
Luto Oficial
Em nota oficial divulgada pela Câmara Municipal de Votuporanga, o presidente da Casa de Leis, Mehde Meidão Slaiman Kanso, assinou o Decreto na manhã de ontem, em que estabelece Luto Oficial de três dias, no âmbito da sede do Legislativo votuporanguense.
Durante o velório ocorrido na manhã de ontem, o vereador Ali Hassan Wansa – representando a Câmara Municipal – leu o Decreto de Luto Oficial e ressaltou as importantes conquistas idealizadas na gestão do então prefeito Nucci.
Durante sessão Ordinária da Câmara ontem, o vereador Osmair Ferrari solicitou e o Plenário concedeu um minuto de silêncio em homenagem ao ex-prefeito.
Realizações
Grandes e populares lugares que hoje são característicos e cartões postais do município foram os amplos projetos de infraestrutura desenvolvidos na gestão de João Nucci. Como os aterramentos do “buracão” da Vila Paes que a transformou em uma bela avenida, hoje a famosa Augusto Antonio Paes (avenida do Lanchopão).
O outro trabalho desse tipo foi na Vila América, local que sofreu bastante no período das chuvas e hoje é a famigerada rua Padre Isidoro Cordeiro Paranhos.
Além do rebaixamento da rodovia que também marcou a administração de Nucci, aconteceu a ligação da avenida Brasil e criou a avenida Emílio Arroio Hernandes. Dentro das conquistas está a instalação de um supermercado do Sesi para vender produtos a um preço mais baixo para os trabalhadores.
Já a inauguração do CSU veio para atender a população na parte de lazer; o evento contou com a presença do então governador José Maria Marin.
Ainda a polêmica da época com o governador do Estado Paulo Maluf, onde se sobressaiu à seriedade de João Antônio Nucci, principalmente com a manutenção do serviço de água e esgoto, quando na ocasião foram prometidos milhares de cargos para transferir para a Sabesp, e na liderança do João Nucci foi evitada essa transferência e hoje está aí uma Saev muito importante, inclusive absolvendo também a parte ambiental.
“Eu disse para ele que a nossa água é uma água do povo, é um patrimônio do povo de Votuporanga”, disse João Nucci em entrevista para o jornal A Cidade em 2016.
Uma administração para o povo
O primeiro mandato de João começou no Regime Militar. Em um aniversário da cidade, foi entregue um Título de Cidadão Votuporanguense para o então governador Paulo Egídio Martins. No primeiro governo, foi bastante difícil administrar o município, já que na época não havia o apoio do governo, principalmente do Federal.
Depoimentos
O Dr. Joaquim Figueira da Costa, que é ex-vereador, ex-presidente da Câmara e que foi mão direita nos dois mandatos do prefeito João Nucci, inclusive conduzindo a sua campanha, concedeu um depoimento ao Jornal da Cidade, na rádio Cidade FM ontem.“A gestão foi do agrado geral de todos, ele era muito sério, muito honesto, muito competente e durante a sua gestão nós pudemos realizar um trabalho magnífico na cidade de Votuporanga. Juntamente com ele, nós ampliamos demais os distritos industriais. Nós fizemos obras extraordinárias, obras que ficaram pra sempre na memória do votuporanguense. Uma perda lastimável!”, disse o Dr. Joaquim Figueira.
O ex-presidente da Câmara completou: “um exemplo de honestidade, dignidade, seriedade e principalmente bom trato, não só com os funcionários, mas também com os vereadores e com a população em geral. Ele era um gentleman, um diplomata, era uma pessoa extraordinária, séria que encarava com muita seriedade os assuntos do município que abordava”.
Quem também deixou sua mensagem ao ex-prefeito João Nucci foi Jorge Seba, que foi presidente da Câmara durante a primeira gestão. Em 1996, Nucci indicou Seba como candidato a prefeito.
“Ele é um homem de bem, um legado com excelente conduta, um pai de família. Uma pessoa que nasceu assim, leal, tive o privilégio de trabalhar com ele durante diversas obras, na construção de avenidas, da biblioteca”, contou Jorge.
“Uma pessoa realmente leal e amiga, um administrador público exemplar! Algo que falta muito nos governantes, se tem uma palavra que defina tudo, é o privilégio em ter compartilhado anos com ele”, finalizou Jorge.
“Com muita emoção e tristeza nos despedimos do cidadão ímpar, do profissional da odontologia, do nosso, leia-se todos os discentes à época, professor de matemática dos idos de 70, no Instituto de Educação Dr. José Manoel Lobo de Votuporanga (IE) e, politicamente falando, do nosso ex-prefeito de invejável caráter ilibado que tanto fez pelo desenvolvimento da nossa urbe, adjetivo do qual tanto carece a nossa amada Pátria na atual conjuntura democrática. Sentimentos à família. Que Deus o tenha. Descanse em paz, Dr. João Antônio Nucci!”, disse o internauta Anísio José Cestari por meio do Facebook.