Só neste ano, Votuporanga já registrou 23 acidentes com escorpiões e um com cobra; em 2020 foram 667 com animais peçonhentos
Mais de 662 pessoas foram picadas por escorpiões e cinco por cobras ao longo do último ano (Foto: Arquivo pessoal)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Os bairros com os maiores índices de ataques por escorpiões e cobras em Votuporanga são o Pozzobon e o Colinas. A informação faz parte de um levantamento feito pelo jornal A Cidade junto a Prefeitura, que revelam ainda que nos últimos 12 meses mais de 667 pessoas foram picadas por animais peçonhentos no município.
De acordo com os números da Vigilância em Saúde, a principal incidência de acidentes envolve escorpiões. Nos últimos 12 meses, foram registradas 662 picadas do inseto, que, além de dolorida, pode até levar a morte, principalmente de crianças.
Foi o que aconteceu, em 2019, com o pequeno Simon Davi Otellado Gomes, de apenas 8 anos. Ele brincava com seu gato, quando o animal de estimação teria se escondido embaixo de um móvel. O menino teria colocado a mão para tentar pegar o felino, quando foi picado pelo escorpião. Simon chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Desde então, não houve o registro de mais vítimas fatais na cidade, conforme os dados da Secretaria da Saúde. Contudo, a quantidade de acidentes do tipo continua crescendo ano após ano. Em 2016, por exemplo, foram registrados 455 acidentes com escorpiões, em 2017 esse número saltou para 578, e chegou a 583 em 2019, com um acréscimo de 13% para o ano seguinte.
Levando em consideração os primeiros 25 dias de 2021, é possível crer que este ano não será diferente. Até o momento, já foram registradas 23 picadas de escorpião. Além do Pozzobon e o Colinas, a zona rural tem registrado altos números de ataques.
De acordo com a Prefeitura, não há como avaliar a gravidade de cada caso, porém, perante avaliação médica dos casos graves é realizada utilização de soro antiescorpiônico na Santa Casa de Votuporanga.
Cobras
Um pouco menos frequentes, mas igualmente preocupantes, são as picadas de cobras. Em 2020, conforme a administração municipal, foram registradas cinco picadas de cobras. Este ano um acidente do tipo já foi registrado. Não há, porém, a identificação da espécie das cobras.
Notificação
Caso um munícipe encontre algum escorpião ou cobra na residência ou local de trabalho, é necessário entrar em contato com a Vigilância Ambiental, por meio do 0800 7703175 ou 3406-3175. A notificação é importante, mesmo que não ocorra acidentes, já que, quando notificado, o órgão tem condições de atender a cada um desses casos, por meio de visitas de orientação e busca ativa, se necessário.