Equipes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses recolhem criadouros do mosquito da dengue e orientam munícipes para prevenir a proliferação do inseto
Agentes do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses visitaram residências em Votuporanga para controle de criadouros, nebulização e vistoria (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
O Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), da Secretaria Municipal da Saúde de Votuporanga, realizou mais de 271 mil visitas de bloqueio epidemiológico em 2020, segundo a Prefeitura.
Em nota, por meio da assessoria de imprensa, a Administração informou o jornal A Cidade que essas visitas tiveram como finalidade o controle de criadouros, nebulização, vistoria de pontos estratégicos (ferro velho, locais que armazenam materiais recicláveis etc) e imóveis especiais, como as escolas.
Ações
A Prefeitura também informou que equipes do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) recolhem criadouros do mosquito da dengue e orientam os munícipes para prevenir a proliferação do inseto durante o ano todo.
"Mesmo com todo esse trabalho e movimentação em relação à Covid, os agentes de saúde de endemias, os agentes comunitários, não pararam de fazer o trabalho de combate à dengue. Estão fazendo de uma forma mais restrita, mas estão fazendo. Isso não parou de acontecer no município", disse a secretária da Saúde, Ivonete Felix, em entrevista à rádio Cidade FM no começo de janeiro.
Casos e óbitos
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Saúde exclusivamente ao jornal A Cidade mostrou que, no total, 11.111 casos de dengue foram notificados ano passado, dos quais 9.166 eram positivos.
Desses, quatro idosos morreram. Eram dois homens, de 99 e 73 anos; e duas mulheres, de 84 e 63 anos. Ainda de acordo com as informações da Pasta, os quatro tinham comorbidades, isto é, já tinham outras doenças.
Já neste ano, a Pasta registrou 137 notificações de casos de doenças. O município investigou e descobriu que 27 desses casos de dengue eram positivos.