Descarte irregular e quantidade de lixo de pesca têm preocupado moradores das proximidades
Descarte irregular de lixo no Parque da Cultura está afetando os patos que estão nas redondezas do local (Foto: Reprodução/Facebook)
Fernanda Cipriano
Estagiária sob supervisão
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O descarte irregular e a quantidade de lixo de pesca deixados no Parque da Cultura em Votuporanga têm preocupado moradores das proximidades que notaram o risco para as aves e patos que estão no local.
Um registro feito pelo munícipe Vagner Salatiel Machado, fala por si só. Ele publicou a imagem de um pato com uma máscara enroscada no pescoço, devido ao abandono e descuido da população. “Com tantas lixeiras e ainda máscaras no chão... Descuido que prejudica as aves no local”, disse na postagem.
Pesca
Ele não foi o único a notar a falta de cuidado com o descarte. O morador José Carlos Rautch, reside nas adjacências do Parque e costumeiramente, todas as manhãs vai até o local alimentar os patos. Ele disse à reportagem que chega a comprar o trato específico para a espécie.
José mostrou que muitos patos começaram a aparecer com machucados, segundo ele, devido ao lixo de pesca que os pescadores estão habituados a deixar no local, como linhas e até anzóis.
“Esse é o problema, muitos deixam essas linhas, anzol, essa semana três patos apareceram machucados, um com um anzol no bico, outro com uma linha e um até com a asa machucada”, explicou.
“Seria bom que as pessoas se conscientizassem disso, o local já é bonito por si só e os patos estão ali fazendo parte disso tudo, crianças, famílias utilizam o local”, completou.
A pesca no lago do Parque da Cultura é proibida, porém, todos os dias, várias pessoas são vistas pescando no local.