Efetivo de fiscais e da Polícia Militar vai passar de dois para 12 agentes focados na fiscalização de aglomerações e pessoas nas ruas após o toque de recolher
Isso significa que o número de agentes da PM e da Vigilância Sanitária nas ruas fiscalizando o cumprimento do lockdown e demais medidas sanitárias para conter a disseminação do vírus (Foto: Diculgação/PM)
Pedro Spadoni
pedro@acidadevotuporanga.com.br
O Prefeito de Votuporanga, Jorge Seba (PSDB), comunicou ontem, em coletiva de imprensa, que o efetivo de fiscais e da Polícia Militar vai passar de dois para 12 agentes focados na fiscalização de aglomerações e pessoas nas ruas após o toque de recolher, estipulado para ir das 20h às 5h de segunda a sexta e durante o dia todo aos finais de semana.
Na prática, isso significa que o número de agentes da PM e da Vigilância Sanitária nas ruas fiscalizando o cumprimento do lockdown e demais medidas sanitárias para conter a disseminação do coronavírus no município vai aumentar 500%.
A medida integra o decreto publicado que será no Diário Oficial Eletrônico, que determina medidas mais restritivas para o combate contra a Covid-19 na cidade. As medidas passam a valer a partir de amanhã.
Multas
Além do aumento do efetivo da PM para a fiscalização, o novo decreto prevê a aplicação de multas para quem for flagrado descumprindo o toque de recolher, em aglomerações ou desrespeitando as medidas sanitárias (por exemplo, sem usar máscara em locais públicos). O valor, porém, não foi divulgado pela Administração até o fechamento desta edição.
"As multas vão acontecer e estão previstas no decreto. Não há possibilidade de não acontecer, sendo que a pessoa está transgredindo. Queremos que isso possa fazer com que a população se conscientize, para voltarmos a uma quase normalidade. Estamos vendo abusos que deverão ser coibidos", afirmou o prefeito na coletiva.
Fiscalização
Seba também ressaltou que qualquer tipo de aglomeração e festa estarão sujeitos a serem abordados e coibidas pelos policiais e agentes da Vigilância Sanitária.
"A polícia vai saber, se houver uma denúncia ou constatação. A abordagem vai ser presencial. Espero que haja denúncias para que possamos coibir, porque toda festa dessas sempre sai um, dois ou três contaminados", alertou Jorge Seba.
Ele também explicou que os agentes vão fiscalizar os mercados e supermercados pelo município para verificar o cumprimento do uso de máscaras, limitação de pessoas dentrodo estabelecimento, distanciamento social e higienização.
Por fim, o prefeito fez um apelo para que a população respeite as medidas sanitárias e evitem aglomerações, principalmente as festas.
"Nós não estamos dizendo que a população não deva se sentar com a sua família. Há o momento de um almoço, uma situação particular. Mas quando você chama outras pessoas, não sabe quem está contaminado. Essa é a verdadeira situação", disse Seba.