Se aprovado, além de ser proibido alimentar, também não será permitido vender alimentos destinados às aves
Alimentar pombos em praças e outros espaços públicos pode custar carona cidade caso a Câmara aprove um projeto na segunda (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
O presidente da Câmara Municipal de Votuporanga, Daniel David (MDB) pautou três projetos para a sessão ordinária de segunda-feira (22), dentre eles, a propositura do vereador Nilton Santiago (MDB) que quer multar em até R$ 2 mil quem alimentar pombos em praças e outros espaços públicos da cidade. Se aprovado, além de ser proibido alimentar, também não será permitido vender alimentos destinados às aves.
A iniciativa faz parte de um projeto piloto para enfrentar a infestação de pombos, e consequentemente, a proliferação de doenças na cidade. Biólogo de formação, Santiago afirmou que os pombos da espécie africana têm se multiplicado pela cidade causando sujeira e espalhando doenças.
O projeto ainda quer obrigar os proprietários de imóveis com infestação das aves a providenciar métodos de manejo populacional visando dificultar o seu pouso e proliferação.
“O controle das aves é um caso de saúde pública devido a tantas doenças graves que são transmitidas pelas fezes dos pombos. O presente Projeto de Lei visa, portanto, assegurar a saúde da população proibindo a alimentação de pombos no município. Insta salientar que sem uma constante alimentação urbana, a ave voltará para um ambiente adequado e saudável para sua condição, ocasionando assim benefícios, tanto para a espécie humana, quanto para os animais dessa natureza”, disse o vereador.
Vereadores discutem mudanças no programa ‘Adote o Verde’
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Ainda na sessão de segunda-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal de Votuporanga irão votar uma alteração no programa “Adote o Verde”, iniciativa que procura estabelecer parcerias entre o poder público municipal e pessoas físicas ou jurídicas para a adoção e manutenção de espaços verdes públicos, como praças, canteiros de avenidas e reservas naturais.
O programa “Adote o Verde” foi criado em Votuporanga no início de 2010 numa iniciativa da Saev Ambiental. O grande objetivo é unir a comunidade nesta questão ambiental, encontrando soluções para melhorias urbanas, ambientais e/ou paisagísticas. Como contrapartida do programa, os parceiros ficam autorizados, de acordo com os dispositivos legais, a vincular sua imagem às melhorias realizadas.
As mudanças que serão votadas pela Câmara, segundo a justificativa do projeto, buscam dar oportunidade a toda população, pessoa física ou jurídica de participar do projeto, vislumbrando a simplificação para adesão ao “Termo de Parceria”, junto a autarquia, por meio do processo administrativo interno do órgão ambiental. A ideia busca trazer uma forma prática, rápida e igualitária para toda população participar da iniciativa, abrangendo, assim, a maior adesão possível de pessoas interessadas no projeto.
Mais projetos
A Câmara deve votar também uma proposta que visa a concessão de dois dias de folga para os servidores municipais que atuarem na eleição do Conselho Tutelar de Votuporanga. A sessão começa às 18h e será transmitida pelas redes sociais do Legislativo votuporanguense.