Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/05/com-a-chegada-do-frio-comite-traca-politicas-publicas-para-pessoas-em-situacao-de-rua-em-votuporanga-n75742 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Com a chegada do frio, comitê traça políticas públicas para pessoas em situação de rua em Votuporanga
O grupo é formado por 18 pessoas (entre titulares e suplentes) indicadas pelo poder público e 12 nomes propostos pela sociedade civil
Votuporanga agora tem um comitê para traçar políticas destinadas às pessoas em situação de rua (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Daniel Marques daniel@acidadevotuporanga.com.br
Para elaborar, acompanhar, monitorar e gerir a Política Municipal para a População em Situação de Rua, Votuporanga agora conta com um comitê, criado recentemente pelo Poder Executivo por meio de decreto. O grupo, denominado Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para Pessoas em Situação de Rua no Município de Votuporanga, vai traçar políticas públicas para as pessoas em situação de rua e é vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos.
É difícil saber ao certo quantas pessoas nessa situação vivem na cidade, uma vez que a população de rua é flutuante, o que impossibilita chegar a um número exato. Também por este motivo foi criado o comitê, que fará um levantamento oficial para chegar até estas pessoas por meio de equipe técnica, que levantará uma estatística de público, quantos homens, quantas mulheres, quais idades, quais regiões da cidade se aglomeram, entre outros aspectos. O grupo é formado por 18 pessoas (entre titulares e suplentes) indicadas pelo poder público e 12 nomes propostos pela sociedade civil.
Atualmente a Secretaria de Direitos Humanos tenta abrigar as pessoas em situação de rua na Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús (Casa Abrigo). A pasta permanece com o atendimento ininterrupto para as pessoas em situação de rua. Os que desejam voltar às suas cidades de origem são encaminhados para a Casa Abrigo, para receber o benefício eventual de viagem.
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a Secretaria também realiza a entrega de cobertores, sacos de dormir impermeáveis e kit higiene pessoal, contendo sabonete, creme dental, escova de dente e aparelho de barbear descartável.
Diariamente mais de 50 marmitas são oferecidas gratuitamente às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social, por meio do projeto Prato Solidário, que é uma iniciativa do Fundo Social. Os alimentos são preparados pelas entidades socioassistenciais Sociedade Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes e Associação Beneficente Irmão Mariano Dias (Tio Cuin). A entrega é feita na Comunidade São Francisco de Assis. Além disso, são realizadas busca ativa, encaminhamento para o Caps para tratar da dependência química, entre outras ações.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2023/05/com-a-chegada-do-frio-comite-traca-politicas-publicas-para-pessoas-em-situacao-de-rua-em-votuporanga-n75742
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco