Agora sim: unidades do bairro começam a receber os primeiros tijolos e ficarão prontas no primeiro semestre de 2014
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Um sonho tão esperado por parte da população votuporanguense começou a ganhar os primeiros tijolos. Há 45 dias, a empresa Scamatti & Seller iniciou a construção das unidades habitacionais do programa de desfavelamento do bairro São Cosme. Na semana passada começaram os serviços de fundação e alvenaria. As casas do Jardim Ipiranga estão mais adiantadas, pois a construção começou em novembro de 2012 e devem terminar em janeiro de 2014. Nos dois bairros, serão beneficiadas 150 famílias.
A intenção do programa de desfavelamento é oferecer moradia digna para pessoas que viviam em situação de extrema pobreza, em áreas de risco e sem infraestrutura básica.
De acordo com a equipe técnica da construtora, o São Cosme vai ganhar 22 unidades, já o Jardim Ipiranga, 46, sendo algumas adaptadas a pessoas com necessidades especiais.
Nas duas obras, há mais de 35 homens trabalhando e a intenção da construtora e cumprir os prazos determinados pelo contrato.
Em recente entrevista o jornal A Cidade, o prefeito Junior Marão destacou que habitação é prioridade em seu mandato e que em sua primeira gestão, assumiu o compromisso de entregar mil casas e que até o final de 2016 pretende construir mais duas mil.
Prazos
Ipiranga
A Secretaria de Obras da Prefeitura de Votuporanga informou que a construção das casas do programa de desfavelamento do bairro Ipiranga serão entregues até janeiro. A empresa responsável por fornecer as esquadrilhas atrasou a entrega e prejudicou o andamento da obra.
São Cosme
De acordo com a Prefeitura, a obra de construção das casas do programa de desfavelamento do São Cosme foi retomada esta semana. A empresa que foi terceirizada para a execução do serviço desistiu e o trabalho precisou ser repassado a outra empresa, o que também comprometeu o andamento da obra. Além disso, inicialmente a obra também sofreu com alguns problemas técnicas onde precisou ser refeito o trabalho de sondagem de alguns terrenos, o que também gerou um atraso. Porém, as paredes das casas já começaram a ser erguidas e a obra deve estar concluída ainda no primeiro semestre de 2014.
Enquanto isso, todas as famílias que serão beneficiadas com as unidades residenciais continuam recebendo o auxílio moradia da Prefeitura sem qualquer prejuízo.
Outros projetos
Quanto aos novos projetos, recentemente o prefeito de Votuporanga, Junior Marão, esteve em Brasília, acompanhado do deputado federal João Dado para pleitear a doação de áreas pertencentes à União para promover o programa de desfavelamento do Matarazzo e Esmeralda. As autoridades votuporanguenses apresentaram as reivindicações para o diretor do Departamento de Gestão de Receitas Patrimoniais da Secretaria do Patrimônio da União do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Eduardo Toncovitch. Se a doação for efetivada, cerca de 100 famílias serão beneficiadas, acabando, assim, com as favelas de Votuporanga. “Entendemos que essas áreas são ideais, pois são próximas aos bairros Esmeralda e Matarazzo, onde essas famílias criaram raízes e vivem ali há anos”, afirmou o prefeito se referindo às áreas que pertencem a órgãos já extintos, como o IBC (Instituto Brasileiro do Café) e a RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.), que estão localizadas próximas à Estação Ferroviária de Votuporanga. “É um compromisso nosso dar uma casa digna para essas pessoas e Votuporanga, por ser uma cidade com aspectos que poucas cidades têm, como 100% de água tratada, 100% de asfalto, não tem cabimento a cidade ter favela. Então essa é a prioridade que faremos no nosso mandato”, disse o prefeito.