Em entrevista na Rádio Cidade, eleitos no último domingo já têm seus objetivos estabelecidos, mas priorizarão Estatuto
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Os conselheiros tutelares eleitos no último domingo estiveram ontem no Jornal da Cidade, da Rádio Cidade, para falarem sobre a vitória nas urnas. A votação aconteceu no último domingo, na Unifev (centro). No total, 3.638 pessoas votaram.
A posse dos novos conselheiros acontece no próximo dia 1º. Os eleitos cumprirão mandato extraordinário de pouco mais de dois anos (de 1.º/10/2013 a 9/01/2016) e a remuneração será de R$ 1.622,52. O expediente do conselheiro tutelar é das 7h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, totalizando jornada semanal de 40 horas. Porém, fora do expediente normal, bem como aos sábados, domingos e feriados, os membros do Conselho se organizarão através de plantão para que possam atender ao público, em qualquer horário, em casos de ameaça aos direitos da criança e do adolescente.
O conselheiro mais votado foi Osmair Francisco, com 637 votos, que já estava no CT, assim como Douglas Leandro Silva de Araújo, que conseguiu 516. Quem foi para sua segunda gestão é Renata Siqueira dos Santos, com 326 votos, que no ano passado assumiu o lugar do vereador Walter José dos Santos, o Wartão, que também integrava o Conselho. Alcir de Camargo Flávio já foi conselheiro tutelar por três vezes e agora inicia o quarto mandato. Ele conseguiu 323 votos. A novidade deste ano foi Adolfo Antonio Sandoval, com 286 votos. O jovem é conhecido na cidade por vender trufas.
Durante a entrevista na emissora, cada um falou sobre suas metas de trabalho, frente ao Conselho Tutelar. Também aproveitaram o espaço para agradecer ao apoio recebido de familiares, amigos e toda comunidade. Entretanto, todos têm em mente somente uma coisa: seguir o que está no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Eles também responderam perguntas dos ouvintes.
Neste ano, apenas uma mulher, de seis candidatas, foi eleita. Renata explica que a visão da mulher, para este cargo, é mais sensível. “Sou casada, mãe, e acho que por isso me diferencio. Até mesmo pelo acolhimento, o coração é mais sensível ao olhar”, falou. Na eleição passada, ela obteve 180 votos, ficando para suplente.
Suplentes
Seguindo a ordem de votação são suplentes: Renata Garcia Dias (225 votos), Emerson Fabiano da Silva Borges (214), Olga Nayara Barros da Silva (203), Francisco Machado Bezerra da Silva (202) e Dirceu Vieira dos Santos (190).