Tarde de lazer com sorteio de brindes e comidas foram oferecidos para lembrar data; diretora do Procon esclareceu direitos
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O Dia Internacional do Idoso, que será comemorado em 1º de outubro, foi lembrado ontem em Votuporanga com uma tarde de lazer na Nova Concha Acústica. O evento foi organizado em parceria pelas Secretarias de Assistência Social, Direitos Humanos, Saúde e da Cidade.
O evento contou com a participação do secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira. Ele disse que a festa tinha como proposta mostrar a importância deles na sociedade. “Temos que fazer valer os direitos, combater os maus tratos nos próprios lares”, frisou. Em seguida, os idosos participaram de uma ginástica com a educadora física, Valéria Conceição.
A diretora do Procon de Votuporanga, Andréa Thomé, também esteve no evento. Em um bate-papo com os idosos, ela explicou que estes têm os mesmos direitos das demais pessoas e que os devem fazer valer.
“A gente consume 24h por dia, desde quando levantamos até quando dormimos. Temos que exigir nossos direitos dos contratos que assinamos e saber dizer não”, disse. Ela também orientou os idosos em relação aos cartões de banco que na maioria das vezes emite cartões sem que o cliente peça, a créditos consignados, entre outros assuntos.
A secretária de Assistência Social, Marli Beneduzzi Pignatari, informou que a programação visava propiciar momentos de descontração e lazer, comemorar, incentivar e promover integração e socialização entre eles. “Além disso, com a participação do Procon e dos profissionais da Secretaria de Saúde os idosos que participarem puderam ficar em dia com a saúde e se prevenir dos golpes mais aplicados contra eles”, explicou.
O evento contou ainda com apresentações de danças do Núcleo da Terceira Idade, que participou recentemente do JORI (Jogos Regionais dos Idosos) em Catanduva, sorteio de brindes arrecadados junto ao comércio e indústrias da cidade, brincadeiras, e apresentação musical.
A equipe do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) da Secretaria de Saúde também participou com gincanas educativas para informar a respeito de doenças como dengue e leishmaniose.