Karolline Bianconi
Na lista disponível no site da Prefeitura, as empresas de telefonia são as que mais lideraram o ranking de reclamações deste o começo do ano até agora.
O grupo Vivo é o que lidera o ranking de reclamações na cidade, ocupando o primeiro lugar. Foram 549 atendimentos, com 82,72% de solucionados e 17,28% não solucionados. Na lista também consta quais as reclamações mais corriqueiras que os consumidores registraram: cobrança indevida/abusiva; contrato (rescisão/alteração unilateral); dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato, orçamento; vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio e dano material/pessoal decorrente do serviço.
A Claro ocupa o segundo lugar. Foram 536 atendimentos de janeiro até agora, com 92,32% de solucionados e 7,68% de não resolução. Em terceiro vem o Grupo Votorantim, com 365 atendimentos, 88,48% de solução e 11,52% de não solução.
Outras empresas que integram a lista são Tim, Sky Brasil, Elektro, Grupo Panamericano, Itaú Unibanco, Samsung, Neon, Motorola, LG, Magazine Luiza.
Votuporanga
No ranking aparecem duas empresas com sede em Votuporanga. Uma empresa de construção habitacional e empreendimentos ocupa o 26.º lugar.
No total, 10 pessoas reclamaram, sendo que 70% tiveram seus casos solucionados e 30% não. Entre as queixas apareceram o não cumprimento do contrato/proposta (4 pessoas); dúvidas sobre cobranças (1); cobrança de taxa indevida (1); não entrega do contrato (1); e não execução de obras de infra-estrutura e benfeitorias(1).
Uma funerária local também está no ranking, com três atendimentos prestados no Procon. Os problemas mais reclamados são consulta sobre serviços (pesquisa, cartilha, endereços, outros); contrato (recisão/alteração unilateral); e dúvida sobre cobrança, valor, reajuste, contrato e orçamento.