O astronauta conversou com os participantes da importância do estudo para a realização dos sonhos
Leidiane Sabino
leidiane@acidadevotuporanga.com.br
Começou ontem em Votuporanga a 1ª Crianciência, Feira de Ciências realizada por alunos e professores dos CEM (Centros Municipais de Educação) da Prefeitura. A palestra de abertura do evento foi com o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, às 18h, no Centro de Convenções, ele falou sobre o tema “É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade”.
O astronauta conversou com os participantes da importância do estudo para a realização dos sonhos. “Educação é a base de tudo. Para mim, sempre foi importante! As pessoas acham que engenheiros são filhos de ricos, meu pai era servente e o que sempre me ajudou foi acreditar naquilo que eu queria e estudar”, destacou.
Com carreira militar correndo para ser Brigadeiro do Exército Brasileiro, Marcos Pontes viu surgir a vaga em um concurso público para Agência Espacial Brasileira. Ele não tinha dimensão das mudanças que ocorreriam em sua vida e deixou a Força Aérea para ser astronauta.
Para a sua missão espacial, ele teve uma grande preparação, física e psicológica. Também assistiu a filmes, vídeos e conversou com astronautas antigos.
Ainda hoje, Marcos acorda sonhando que está no espaço. “Aguardo com muita expectativa o chamado para mais uma viagem. As chances são grandes, especialmente no setor privado. Tem muita coisa acontecendo na área e espero em breve poder aceitar algum convite para voltar ao espaço”.
Para Marcos, o Brasil poderia estar muito mais avançado nas pesquisas espaciais. “Ele foi um dos primeiros países a entrar nesta corrida, mas já foi ultrapassado por outras nações”, destacou.
Este trabalho abriu portas e, hoje, Marcos é embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) e tem atuado com foco no desenvolvimento sustentável dos municípios. Ele sugeriu e, em breve deve acontecer, de Roraima ser o primeiro estado eco no Brasil.
De acordo com Marcos Pontes, as missões espaciais ajudam o mundo a crescer e melhorar, porque, por meio das pesquisas, aprende-se mais sobre o universo. Ele acredita que a volta à Lua e a ida à Marte deve acontecer em breve.
Sobre vida além da Terra, Marcos diz que, como cientista, acredita na existência até que se prove o contrário.
Marcos Pontes
Nasceu em Bauru, SP em 11 de março de 1963. Sua história de vida é fonte de inspiração para milhões de jovens no Brasil e no mundo. Oriundo de família humilde, começou a trabalhar aos 14 anos como eletricista aprendiz da Rede Ferroviária para ajudar no orçamento de casa.
Sonhou em ser piloto. Entrou para a Força Aérea. Serviu a Pátria de forma exemplar nas funções militares específicas da ativa, como piloto de combate, até 1998, quando foi selecionado pela Agência Espacial Brasileira por concurso público aberto a todos os brasileiros.
A partir de junho de 1998, Pontes teve que deixar de exercer as funções militares para poder servir o Brasil nas funções de Astronauta, na NASA, em Houston, Texas, no Programa da Estação Espacial Internacional.
Astronauta é uma função civil, e Marcos Pontes permanece como Astronauta da Ativa, até hoje, à disposição da Agência Espacial Brasileira, aguardando escalação para o seu segundo voo espacial. A segunda missão pode ser definida a qualquer momento, a depender, única e exclusivamente, do desejo e da decisão do Governo Brasileiro.
Em 2005, o astronauta foi convidado a participar como tripulante da Missão Centenário, criada, definida, contratada e gerenciada pela Agência Espacial Brasileira, que é o único órgão responsável do governo brasileiro pela administração de políticas e orçamentos do setor espacial no país.