Nesta sexta-feira (25), a Santa Casa de Votuporanga recebeu a visita de profissionais da Santa Casa de Piracicaba que vieram à Instituição especialmente para conhecer o sistema de gestão e a descentralização do setor de faturamento do Hospital, uma novidade implantada pela Santa Casa local, que facilita e agiliza o faturamento e a auditoria das contas hospitalares.
O coordenador administrativo da Santa Casa de Piracicaba, Márcio Caitano, esteve na Instituição acompanhado das faturistas Renata Sândalo (convênios) e Luciane Teixeira (SUS), da enfermeira auditora Amanda Botelho, da farmacêutica Rosaine Romera Villar e do programador de TI Wellington Dias. O grupo foi recepcionado pela gerente de faturamento da Santa Casa de Votuporanga, Sueli Friosi Lopes, que apresentou a estrutura da Instituição e o formato inovador do trabalho desenvolvido.
“Atualmente, contamos com subestações de faturamento nas próprias alas de internação, agilizando alguns procedimentos internos imprescindíveis para o fechamento das contas de atendimentos, sejam eles do Sistema Único de Saúde (SUS), de convênios ou de particulares”, explicou Sueli. Esta formatação permite que as contas – que antes levavam até 60 dias para serem concluídas – sejam fechadas, em média, em 48 horas. “Fazemos o acompanhamento diário da evolução das contas, ainda durante a internação, isto é pioneiro em todo o Brasil”, completou a gerente de faturamento.
As equipes de faturamento e auditoria realizam os trabalhos de forma integrada, permitindo acompanhar cada atendimento realizado pelo Hospital, desta forma, quando o paciente recebe alta hospitalar, todos os custos dos procedimentos estão praticamente calculados e fechados. Foi esta estrutura inovadora que atraiu os visitantes de Piracicaba, que buscaram verificar o funcionamento de todo o sistema de gestão instalado na Santa Casa de Votuporanga.
Com o objetivo de visualizar a rotina de trabalho, o grupo conheceu cada estação do processo de faturamento de contas e tirou dúvidas com a gerência. “Este tipo de visita técnica é fundamental para que possamos conhecer a experiência e o modo de operar, compartilhando boas práticas e procurando entender o funcionamento de uma Instituição que serve de modelo para as demais”, destacou o coordenador de administração da Santa Casa de Piracicaba, Márcio Caitano.
O provedor da Santa Casa de Votuporanga, Valmir Dornelas, também participou da recepção aos visitantes Para ele, “nossas Santas Casas devem compartilhar os conhecimentos e projetos, pois assim vamos conhecendo novas propostas. Muito obrigado pela visita de vocês e sejam sempre bem-vindos ao nosso Hospital”, finalizou.