O Prêmio de Virologia ocorre uma vez ao ano é patrocinado pelo laboratório Bristol-Myers Squibb
O projeto “Juventude Protagonista” financiado pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais e executado através do SAE (Serviço de Assistência Especializada) está entre os três finalistas do Prêmio de Virologia 2013. A cerimônia de entrega de prêmios acontecerá em Porto Alegre/RS nos dias 26 e 27 de outubro.
O Prêmio de Virologia ocorre uma vez ao ano é patrocinado pelo laboratório Bristol-Myers Squibb. Para participar da premiação é necessário que o programa esteja em execução há pelo menos um ano para que possam ser avaliados para concorrer a premiação final. O primeiro colocado de cada modalidade (prevenção contágio HIV/Aids; adesão ao tratamento HIV/Aids; prevenção do contágio HBV/HCV; adesão ao tratamento HBV/HCV) recebe uma quantia de R$15mil para a continuidade da execução do projeto em 2014.
Os colaboradores Bruno Pereira da Silva e Carol Godoi Hampariam foram os responsáveis pela elaboração e execução do projeto no ano de 2012 e 2013, serão representados na cerimônia pela farmacêutica do SAE Monique Ricci Alves Docusse que trará a premiação ao município.
O projeto
O projeto “Juventude Protagonista” financiado pelo Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais e executado através do SAE (Serviço de Assistência Especializada), foi instalado de maneira piloto contando com a parceria das empresas Microlins, Unitrans, Values, onde 30 jovens entre 14 e 16 anos de diferentes escolas encontraram-se na Microlins durante oito horas para discutirem o tema como HIV/Aids e Sexualidade de uma maneira alternativa, através de dinâmicas, atividades, perguntas e respostas, brincadeiras.
Os jovens se expressaram por meio de desenhos, fotografias, textos, poemas, músicas, desenvolvendo assim um fanzine (material amador sem fins literários) por participante com o conteúdo totalmente elaborado sobre a produção dos jovens participantes da oficina, tornando-se protagonistas de suas próprias histórias e conhecimentos.
Este ano o projeto foi aplicado em duas escolas estaduais, sendo elas a E.E Profª Esmeralda Sanches da Rocha e E.E. Profº Cícero Barbosa Lima Junior. Durante o ano os alunos de 8ª série do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio puderam participar das oficinas realizadas nas próprias instituições de ensino.
No período de março a setembro de 2013 foram realizadas seis oficinas também no modelo de dinâmicas, debates, atividades lúdicas, vídeos, jogos com os seguintes temas:
HIV/Aids;
Métodos de Prevenção;
Vulnerabilidade;
Formas de Tratamento;
Soro discordância;
Sexo em tempos de Aids.
Com o resultado final das seis oficinas será elaborada um que será distribuída nas escolas para os alunos. O conteúdo será de autoria dos alunos participantes.