Parceria entre o Sistema Faesp-Senar/SP e a instituição é resultado de esforços da diretoria FEV e do Sindicato Rural
A Unifev é a mais nova instituição de Ensino Superior (IES) a produzir um conteúdo educacional-profissionalizante para o Sistema Faesp-Senar/SP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
A partir desta semana, o Centro Universitário inicia a produção de um material didático-pedagógico, que será utilizado em cursos de aprendizagem rural destinados aos trabalhadores do setor sucroalcooleiro de todo o Estado. O conteúdo será disponibilizado pelo Sistema Faesp-Senar/SP às usinas paulistas, responsáveis pela maior produção de cana-de-açúcar do país.
A parceria entre o Sistema Faesp-Senar/SP e a instituição é resultado de uma soma de esforços não só da diretoria executiva da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), como do Sindicato Rural local, na pessoa de seu presidente, José Emílio Menóia. Ele, que também é diretor do Sistema Faesp-Senar/SP e da FEV, foi quem viabilizou as reuniões entre o órgão e o Centro Universitário, a fim de dar corpo a esse projeto.
“A Unifev sempre foi parceira do Sistema Faesp-Senar/SP, por meio das atividades desenvolvidas pelo Sindicato Rural de Votuporanga. Por essa razão, fomos muito bem recebidos em São Paulo pelo presidente do órgão, Dr. Fábio de Salles Meirelles, e seu superintendente, Dr. Mário Antonio de Moraes Biral. Após a primeira reunião, que aconteceu em junho, já formatamos uma proposta sobre o material e, felizmente, ela foi aprovada na última sexta-feira”, destacou Menóia.
De acordo com o gestor do projeto, o Pró-Reitor de Pós-Graduação e Extensão da Unifev, Prof. Fernando Mayer Dias, a parceria garantiu à instituição mais um selo de qualidade. “Antes, apenas grandes universidades do país possuíam tradição na produção de conteúdos como esse que propusemos ao Sistema Faesp-Senar/SP. É uma grande honra para nós, da Unifev, também poder contribuir com esse renomado órgão”, afirmou.
O presidente da FEV, Nelson Thomé Seraphim Júnior, ainda ressaltou que trata-se da profissionalização do trabalhador rural, “o que refletirá positivamente no setor sucroalcooleiro e na nossa economia, de modo geral”.
O projeto, cuja previsão de conclusão é de seis meses, envolverá, ao todo, 25 profissionais, entre docentes, revisores e diagramadores.
NIT
A produção do material didático-pedagógico para o Sistema Faesp-Senar/SP é mais um trabalho que será gerenciado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Unifev.
O Setor atende empresas e instituições da cidade e região, a fim de ampliar e aplicar no mercado de trabalho, o conhecimento desenvolvido no Centro Universitário pela comunidade acadêmica.
Por meio de parcerias como o Sebrae e os governos Estadual e Federal, a Unifev já presta diversos serviços de consultoria à comunidade, como é o caso do Sebraetec, ProEMI e PET-Saúde, entre outros.