Anúncio da São Paulo Borracha foi em dezembro do ano passado, reunindo lideranças no gabinete do prefeito
Karolline Bianconi
Outra obra que ainda não saiu do papel é a São Paulo Borracha. A usina tem como proposta beneficiar o pequeno e médio produtor rural da região, que cultiva seringueira.
Ela será construída na vicinal Adriano Pedro Assi, conhecida como “estada do 27”, a 15 quilômetros de Votuporanga, próximo à Bell Champ. A intenção é que em 2013 a usina possa ser construída, para que inicie os trabalhos em 2014. De início, serão gerados entre 100 a 150 empregos diretos ligados à usina, fora os indiretos.
O processo de trabalho será constituído pela capitação de coágulos, que serão levados para a usina. Lá, o material será manufaturado e transportado para grandes fornecedores, entre eles, a Goodyear. A usina terá 46 mil m², o equivalente a dois alqueires. De área construída serão 10 mil m².
Região
O cultivo de seringueiras (heveicultura), tornou-se destaque nos últimos anos, mostrando a potencialidade da agricultura do município. Segundo dados a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Votuporanga possui 140 propriedades com plantio de seringueira. São quase 1.800 hectares de área e aproximadamente 900 mil pés de plantio, a maior produção da cultura entre mais de 60 municípios das regiões de Votuporanga, Fernandópolis, Jales e Araçatuba.
Nota
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a São Paulo Borrachas recebeu a escritura de doação em 15 de maio deste ano e ainda está dentro do prazo de 18 meses. A área rural doada foi de 46.372m². A empresa já fez o pedido de terraplanagem do local.