O objetivo é proporcionar a ocupação, qualificação profissional e renda para até 150 trabalhadores de 22 a 65 anos
Andressa Aoki
andressa@acidadevotuporanga.com.br
O Poder Público também busca uma solução para a situação dos moradores de rua. Foi aprovado, nesta semana, um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que inclui este público no programa de auxílio desemprego “Votuporanga em Ação”.
O objetivo é proporcionar a ocupação, qualificação profissional e renda para até 150 trabalhadores de 22 a 65 anos. Do total de vagas, serão destinadas 10 para os moradores de rua e 3% para portadores de deficiência.
Para o prefeito Junior Marão, o objetivo é gerar empregos, pela concessão de bolsa auxílio desemprego, no fornecimento de cesta básica e na realização de curso de qualificação profissional ou alfabetização, visando a redução das desigualdades sociais. “O morador de rua é alguém que precisa da ajuda da sociedade, vez que não raro, encontra-se com seus valores pessoais diminuídos por inúmeras hipóteses que o levam a esta situação. São valores que o morador de rua precisa reencontrar, reinserindo-se na sociedade. Ao propiciar isso, o governo municipal busca restabelecer e resgatar o respeito e os seus direitos à cidadania”, enfatizou.
Para participar, os requisitos mínimos são: ter entre 22 e 65 anos de idade; estar desempregado por seis meses ou mais; residir no município nos últimos dois anos; não receber outra renda como, por exemplo, benefício, aposentadoria, seguro desemprego, pensão; renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa e apenas uma pessoa da família poderá ser beneficiada.