Entre os casos, o de pulmão é o que lidera ranking; Conseg debate tema nesta quarta-feira, às 20h, no Centro de Convenções
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Neste ano, 75 moradores de Votuporanga morreram vítimas de câncer. Em 2012, 101. A principal causa é o câncer de pulmão. A informação foi passada pela Secretaria Municipal da Saúde, a pedido do jornal A Cidade.
Entre as ações da Prefeitura para enfrentar a doença, são trabalhados os fatores de redução de risco nos grupos de educação e saúde, tais como fumo, álcool e sugerir uma alimentação saudável. São oferecidos exames periódicos de papanicolau, próstata e mamografias.
Quando é descoberta a doença, são encaminhados para os hospitais de referência (Barretos e São José do Rio Preto). O município oferece transporte e alojamento em Barretos. São garantidos gratuitamente medicamentos da lista padronizada do Estado dentro da Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) e exames, quando necessários.
Para os casos que precisam de mais cuidados, são oferecidos atendimentos domiciliares por equipe multiprofissional.
Casa de Apoio em Barretos
A Casa oferece espaço para atender até 12 pessoas com seis refeições diárias e transporte. Os interessados procuram o Fundo Social do município e fazem o cadastramento. A Casa já chegou a atender cerca de 150 pessoas em um único mês e o paciente tem direito da presença de um acompanhante. As informações foram obtidas através da diretora da atenção básica à saúde do município, Vera Dorigão.
Conseg debate prevenção
O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança)/Centro traz amanhã, a partir das 20h, o médico e cirurgião Newton Antônio Bordin Júnior. Ele é especialista em ginecologista, mastologia e cancerologia, e professor da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP). O evento acontece no Centro de Convenções a partir das 20h. O tema é sobre prevenção de câncer.