Evento, realizado em Brasília, reuniu representantes e coordenadores de todas as Instituições de Ensino Superior participantes do Programa
O docente da Unifev Prof. Esp. Luís Carlos Parreira Guimarães participou, na última semana, do Seminário Nacional sobre o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde, o PET-SAÚDE.
O evento, realizado em Brasília – DF, reuniu representantes e coordenadores de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, participantes do Programa.
Além do professor, que é o coordenador do PET-Saúde na Instituição, a enfermeira Alessandra Nunes, que atua no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD) do município, esteve no encontro. A profissional é uma das preceptoras do trabalho desenvolvido na cidade, em parceria com o Centro Universitário de Votuporanga.
O Seminário, promovido pela Coordenação de Ações Estratégicas em Educação na Saúde, pertencente ao Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes), teve a finalidade de compartilhar experiências dos diferentes projetos em execução no país e discutir temas importantes para a qualificação dos envolvidos.
Segundo Guimarães, os participantes do evento tiveram a oportunidade de dialogar com os representantes do Ministério da Saúde, por meio de mesas redondas, discussões e palestras. “Foi uma atividade muito proveitosa, porque pudemos trocar informações com profissionais, docentes e discentes que desenvolvem ações em todo o Brasil. O aprendizado obtido lá vai enriquecer muito o nosso projeto aqui em Votuporanga”, explicou.
Programa
O PET-Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010. Seu objetivo é melhorar a qualidade dos serviços de saúde pública, por meio do auxílio e orientação aos funcionários da ativa, via tutores, preceptores e universitários da área.
Em Votuporanga, está em andamento um modelo experimental de atendimento ambulatorial multidisciplinar, que compreende a Rede de Atenção Psicossocial, que trata da Saúde Mental.
A iniciativa, que visa à integração ensino-serviço-comunidade, faz parte das estratégias do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde, o PRÓ-SAÚDE, em implementação no país desde 2005.
A Unifev, e mais uma universidade de Sorocaba, são as únicas IES privadas do interior paulista aptas a desenvolver o Programa junto aos seus municípios.