Serão investidos cerca de R$ 32,5 mi; espaço poderá produzir 11.000 MWh/ano, o que abasteceria 4,5 mil residências
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
O prefeito Junior Marão anunciou ontem que Votuporanga será a primeira cidade do Brasil a ter uma usina fotovoltaica. A notícia foi divulgada durante a posse da nova diretoria da Airvo/Sindimob (Associação Industrial da Região de Votuporanga/Sindicato das Indústrias do Mobiliário).
O contrato foi assinado na semana passada em São Paulo pelo prefeito, e contou com a presença do deputado estadual Carlão Pignatari, do empreendedor do North Shopping, Sérgio Gomes, e empresários espanhóis, responsáveis pela vinda do projeto.
Marão disse que a usina terá uma área de 10 hectares para abrigar os painéis solares.
Carlão Pignatari comentou que o North Shopping comprará toda a energia, sendo a primeira empresa da cidade a adquirir o serviço.
Empregos
Marão aproveitou a oportunidade da posse da nova diretoria para falar que a indústria emprega grande parte dos moradores da cidade. Comentou sobre a lei municipal de incentivo criada em 1970, no qual possibilitava que a Prefeitura doasse terras para que as empresas se instalassem na cidade. “Isso é de grande valia até hoje. Aconteceu com grandes indústrias do passado e que atualmente geram empregos à população”, disse.
Ele agradeceu os ex-prefeitos Rames Cury e Pedro Stefanelli, presentes na posse, que em suas administrações, também doaram áreas para gerar desenvolvimento local. “Votuporanga possibilita ajudar quem quer construir sua história na cidade”, falou.