Algumas pessoas já trabalham em secretarias municipais e recebem bolsa-auxílio desemprego de um salário mínimo
Da Redação
O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, e o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira, estiveram reunidos com representantes do Senac, Senai e CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) “Altino Re-giani”, para buscar parcerias na oferta de cursos de capacitação aos 20 atendidos do programa “Votuporanga em Ação 2”, voltado para moradores de rua e deficientes físicos.
Estas pessoas já estão atuando em algumas secretarias municipais e recebendo bolsa-auxílio desemprego de um salário mínimo. “Se não os ajudarmos neste resgate da autoestima por completo, todo o trabalho que desenvolvemos até o momento será em vão. A intenção da Prefeitura é fazer com que essas pessoas não voltem a morar nas ruas e passem a ser independentes socialmente e economicamente”, comentou o prefeito.
Um dos cursos que poderá ser oferecido aos antigos moradores de rua, por exemplo, é o de inclusão para o trabalho, em parceria com o Senac. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas em situação de rua e socialmente desfa-vorecidas, resgatando a dignidade e a autoestima, auxiliando-os no desenvolvimento de competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e reinserção social através da capacitação profissional.
O curso trabalhará temas como desenvolvimento humano, pessoal, comunicação, vida em sociedade e empreendedorismo. Após esta capacitação, os atendidos também poderão optar pelas diversas outras oferecidas também pelo Senai e CTMO.
“Pretendemos fazer com que eles desenvolvam o interesse em aprender uma nova profissão e que conquistem, finalmente, uma vida mais digna”, afirmou o secretário de Direitos Humanos, Emerson Pereira.